Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Em 2020, muita bola vai rolar nos gramados brasileiros

DR 52 _ Esporte

Por Sandro Barros

Nem deu tempo para respirar e o futebol brasileiro em 2020 já teve início. No dia 2 de janeiro a tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior começou a ser disputada por 128 times, divididos em 25 grupos. A final acontece em 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, no estádio do Pacaembu. Já as equipes profissionais se reapresentaram, em sua maioria, no dia 6 de janeiro, na primeira segunda-feira do ano.

Uma curiosidade acontece com o Campeonato Carioca, um dos principais estaduais do país. Como tem acontecido nos últimos anos, a competição tem uma fase preliminar antes mesmo da virada da temporada. No dia 22 de dezembro, seis times começaram a disputa da primeira fase do Estadual do Rio de Janeiro − dois avançam para a Taça Guanabara e os outros quatro duelam para ver quem serão os outros dois que cairão para a Série B regional. A Taça Guanabara, com os clubes grandes, começa em 18 de janeiro. Ainda há a disputa da Taça Rio. Depois disso, os vencedores decidem quem será o campeão carioca.

Novidade do calendário do futebol brasileiro para 2020, a Supercopa do Brasil será realizada em 16 de fevereiro, às 11h, no Mané Garrincha, em Brasília. O torneio será disputado entre Athletico-PR e Flamengo, campeões da Copa do Brasil e do Brasileirão, respectivamente. A decisão é realizada em jogo único − em caso de empate, o título será decidido nos pênaltis. Já a Copa do Brasil terá início no dia 5 de fevereiro, com final marcada para 16 de setembro. São quatro fases disputadas até as oitavas de final, que reunirão os times que estão na Copa Libertadores da América. E a Série A do Brasileirão começa no dia 3 de maio e termina em 6 de dezembro, com as participações dos quatro grandes do Rio de Janeiro: Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo.

Falando agora de competições internacionais, a primeira fase da Copa Libertadores da América tem início no dia 22 de janeiro. Os primeiros clubes brasileiros que vão disputar o torneio, Internacional e Corinthians, entram na segunda fase. A fase de grupos da Libertadores tem início no dia 3 de março. O Flamengo, atual campeão, é o único carioca que disputa esse torneio. Já a Sul-Americana terá a sua primeira fase iniciando no dia 5 de fevereiro, com o duelo entre o Vasco e um time da Bolívia. Os outros representantes brasileiros no torneio são Fluminense, Atlético-MG, Bahia, Goiás e Fortaleza.

E o assunto agora é seleção brasileira, com a Copa América − que acontecerá esse ano na Argentina e na Colômbia a partir de 12 de junho, com final marcada para 12 de julho. Atual campeão, o Brasil estreia dia 14 de junho, contra a Venezuela. E tem também as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, que começam em 26 de março. Na primeira rodada, o Brasil recebe a Bolívia. São dez seleções que buscam quatro vagas diretas para a Copa no Catar. A quinta colocada vai para a repescagem. Outra agenda da seleção brasileira é o pré-Olímpico, que garante vaga para os Jogos Olímpicos de 2020, e acontece entre os dias 18 de janeiro e 9 de fevereiro, na Colômbia. A estreia do Brasil será em 19 de janeiro, às 22h30, jogando contra o Peru.

Foto: Pixabay

Confira também

Nosso canal

Mulheres Extraordinárias