Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Empreendedorismo: Qual o primeiro passo para iniciar um empreendimento?

Empreender

Muitas pessoas me perguntam qual é o primeiro passo a ser dado para abertura de um negócio. Nesse início, eu sei, as suas expectativas, os seus desejos e necessidades falam mais alto, mas essa questão por vezes, já tão esgotada em sua mente, consiste justamente no caminho de volta e de ida. Mas como assim?

Faça uma volta para dentro de si mesmo e questione-se: Eu estou abrindo esse negócio com qual propósito? A quem eu quero servir? Quem irá consumir o que eu estou disposto a fazer? Logo, é preciso ir e questionar: Para quem eu quero fazer isso? Onde eu já vi alguém executando o modelo de negócio que escolhi seguir, com começo, meio e fim? Onde tem um outro negócio parecido com o aquele? Onde está esse público, como faço para alcançar esse público? Pesquise e modele. É muito importante que você pense nisso, antes de pensar no dinheiro, no seu investimento, no parceiro, no investidor, nos bens que você precisará vender para começar ou no emprego que você talvez precise ou pretende largar. Você não precisa pular de cabeça, caminhe como se estivesse na praia, onde você vai andando, até a hora que você vê que dá para mergulhar. Planeje bastante, senão o seu primeiro passo provavelmente será em falso. Tudo isso para que? Para que você consiga de fato, minimizar ou mesmo eliminar, possíveis percalços durante o caminho. Afinal, para que o seu negócio fique de pé, é preciso que tenha gente do outro lado.

Em suma, execute: Qual o propósito? Fazer o que, para atender quem? Pesquise sobre quem você está fazendo para se aprimorar e modelar. Se você desejar se preparar ainda mais sobre esse assunto, te convido a conferir a minha coluna anterior sobre MVP.

Confira também

Nosso canal

Mulheres Extraordinárias