Jornal DR1

Empresário é preso em operação da PF contra policiais corruptos no Rio

Foto: Jornal Povo na Rua

A Polícia Federal prendeu em flagrante um empresário em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, durante uma operação deflagrada nesta quinta-feira (6) para desarticular um esquema de extorsão que teria a participação de três policiais federais e um policial militar.

Na residência do empresário, os agentes encontraram uma arma, munições, uma carteira funcional falsificada da PF, um distintivo e um veículo blindado equipado com sirene e giroflex. A ação faz parte da Operação Mundemus, que cumpre cinco mandados de busca e apreensão em diferentes pontos da cidade, incluindo Barra da Tijuca, Tijuca, Penha e Niterói.

Segundo a Polícia Federal, o caso tem relação com a Operação Cash Courier, realizada em março, que investigava o tráfico internacional de armas liderado por um policial federal aposentado. Durante a análise do material apreendido, surgiram indícios de um novo esquema: o grupo agora investigado cobrava pagamentos mensais de um empresário para evitar a abertura de um inquérito policial.

Ainda de acordo com a PF, os suspeitos teriam entregue ao empresário documentos e distintivos falsos da corporação, permitindo que ele se passasse ilegalmente por policial federal. As medidas judiciais determinadas incluem o afastamento imediato dos investigados, a entrega de armas e carteiras funcionais, o bloqueio de acesso aos sistemas da PF e da PM, além da proibição de deixar o país ou o município sem autorização judicial.

A operação conta com apoio do Ministério Público Federal e da Corregedoria da Polícia Militar, responsável pelas medidas envolvendo o PM investigado. Os suspeitos devem responder pelos crimes de organização criminosa, extorsão majorada, falsidade ideológica, falsificação de documento público, falsificação de selo ou sinal público e violação de sigilo funcional.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded