Encontro da AEB será quinta e sexta no Rio de Janeiro
Comércio exterior competitivo: base para o desenvolvimento sustentável é o tema do 42ª Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), que contará com a participação presencial do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. Realização da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), o evento será nos próximos dias 5 e 6 de outubro, no Expo Mag, no Centro do Rio de Janeiro. O vice-presidente será responsável pelo encerramento da quinta-feira, às 17h. Na volta ao formato presencial depois da pandemia de covid-19, o evento registra números expressivos de inscrições – quase 3.500 participantes até aqui.
Ampliar as exportações de manufaturados e reduzir o custo da logística de transporte, projetar cenários do agronegócio em um mundo instável e mensurar os impactos no Brasil das transformações geopolíticas são alguns dos principais desafios a serem debatidos no Enaex. Ao todo serão nove painéis e mais de 30 palestrantes, além da programação alternativa. Tudo gratuito.
O Enaex 2023 conta ainda com a Arena Comex, voltada a debates com especialistas, nacionais e estrangeiros. Do uso de ferramentas essenciais para a internacionalização de pequenas e médias, como o Exporta Fácil que será apresentado pelos Correios, às mais recentes barreiras regulatórias, como a implementação do CBAM pela União Europeia, a Arena Comex tem a desafiadora missão de tornar acessível informações e soluções bem-sucedidas no mercado.
A programação completa e o cadastramento gratuito estão disponíveis pelo site. Quem preferir, poderá acompanhar de forma online.
História do Enaex
Realizado desde 1972, o Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex) é o maior fórum de reflexão sobre comércio exterior no Brasil que proporciona condições adequadas para o debate de propostas objetivas e a interação entre o empresariado e autoridades governamentais, visando à adoção de políticas e ações em favor da expansão da inserção competitiva e sustentável do Brasil no mercado internacional.
O Enaex reúne diferentes segmentos com atuação no comércio exterior brasileiro para discutir estratégias destinadas a seu fortalecimento, analisando, debatendo e propondo ações para eliminar entraves que reduzem a competitividade dos nossos produtos e serviços, tais como logística, sistema tributário, burocracia, acesso a mercados, custos financeiros, entre outros. O público é formado por dirigentes empresariais e de entidades de classe, autoridades do governo federal, exportadores e importadores de mercadorias e serviços, além de profissionais de outros segmentos do comércio exterior e estudantes universitários.