Por Angela Guerra
A cerimônia e confraternização de Encerramento do Ano, da Rede Sem Fronteiras, delicioso coquetel e jantar, ocorreu,no Restaurante Scotton, em Botafogo, Zona Sul do Rio, infelizmente, sem a presença da queridíssima presidente, Dyandreia Valverde Portugal. Tudo regido por Ana Maria Tourinho, vice-presidente Mundial Cultural da RSF.
Presentes, além de membros da UBE, Carioca, ALALS, Guanabarina e UBT, a presidência das seguintes entidades:
ABRAMES — Fátima Darcinete
AJEB-RJ — Márcia Schweizer
Cearense — Glaudia Ferrer
Diplomados da ABL — Zélia Fernandes
ELOS Clube Internacional — Matilde Conti
Fluminense — Márcia Pessanha
Luso Brasileira — M. Amélia Palladino
Medicina do RJ — Samantha Condé. (Já eleita, receberá o cargo de Selma Sabrá em dezembro.)
Medicina Militar — Carlos Edson
Mundial pela Paz e InBrasCI — Zara Paim
PEN Clube do Brasil — Ricardo Cravo Albin
Rio Cidade Maravilhosa — Beatriz Dutra
Saber Cultural — Mário Capelluto
Uma festa descontraída, ao som do violão de Antônio Moreira, em que tivemos a oportunidade de conversar também com amigos, como as belas atrizes do saudoso Grupo de Teatro da AJEB e as meninas do Clube de Leitura.
Foram entregues inúmeros certificados e homenagens e houve a posse de Selma Sabrá, como presidente do Núcleo Cultural da Rede Sem Fronteiras no Rio de Janeiro, atual presidente da Academia de Medicina do Rio de Janeiro, até o final do ano. Eu, mesma, recebi quatro certificados, a belíssima coroa portuguesa e a medalha comemorativa do Jubileu de Estanho da Rede Sem Fronteiras, que acolhe a todos com muito carinho e tanto nos promove, a todos, nacional e internacionalmente.
Cantei — convite oficial para o evento — dois fados, duas natalinas, ao final, e oito músicas em outros cinco idiomas, enfatizando o caráter de congraçamento da RSF, que vários países abraça, além de estar atenta à inclusão social.
Apresentaram-se Nina Fernandes, Vice-presidente de Relações Públicas da UBT, que interpretou o Hino da RSF, de sua autoria, entre outras canções, Euderson Tourinho, Ex-presidente da Academia de Medicina do RJ, com sua harmônica de boca, e Zélia Fernandes, Presidente da ADABL. Maria Otília, de Niterói, declamou a trova que criou para a Rede, além de homenagear Matilde Conti, também Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói.
Ouvimos a mensagem de Dyandreia Portugal, por Nina Fernandes. Tudo registrado pela fotógrafa, Marlene, e pelo jornal digital, impresso, rádio e editora DR1 — leia-se Dra. Ana Cristina Campelo, CEO. Atente-se para o fato: O Jornal DR1 foi Entidade Apoiadora Oficial e Patrocinadora da RSF na 94ª Feira do Livro de Lisboa.
Parabéns à Ana Maria Tourinho e à equipe assessora: Regina Guimarães, Yara Monteiro e Selma Sabrá, agora ainda mais próxima de nós. E, juntas, somos mais fortes!
Vida longa à Rede Sem Fronteiras!
Angela Guerra —
Membro Oficial