No dia 8 de novembro, a Universidade Estácio de Nova Iguaçu foi palco de um evento que marcará a história do empreendedorismo feminino na Baixada Fluminense. O Encontro Empreendedoras da Baixada Fluminense: Mês da mulher empreendedora, realizado pela Rede Empreendedoras da Baixada liderado pelas empreendedoras Carla Bricio, Luh D Marques, Maíra Miranda, Nathalie Drumond e Rafaelle Fatá, reuniu centenas de pessoas, num dia repleto de conhecimento, negócios, networking e celebração.
Com a parceria do Programa Empreenda + Mulher das Secretarias de Estado da Mulher e de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços RJ, o evento teve início com uma mesa de autoridades que destacou a importância das políticas públicas e parcerias com o setor privado para o desenvolvimento do empreendedorismo feminino na região. Estavam presentes o gestor da Universidade Estácio Nova Iguaçu, Bernardo Montez, a Doutora Roberta, vice-prefeita eleita de Nova Iguaçu, Diego Faro, ex-subsecretário de Estado de Ação Comunitária e vereador eleito da cidade do Rio de Janeiro, Mário Lopes, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Nova Iguaçu, Caroline Alves – Presidente da FAPERJ, Fernanda Curdi – Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Karol Mendez, Superintendente de Autonomia Econômica da SECMULHER e Heloisa Aguiar – Secretária de Estado da Mulher do RJ.
A rodada de negócios do Programa Empreenda + Mulher ofereceu serviços de orientação e acesso a linhas de crédito, com a participação do SEBRAE, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Correios, Age Rio e ACINI.
A Feira Empreendedora, com 60 expositores, foi um dos grandes destaques do dia. O público teve a oportunidade de conhecer uma variedade de produtos e serviços, desde artesanato e moda até gastronomia e beleza, todos desenvolvidos por talentosas empreendedoras da região e parceiros da gestão municipal de Nova Iguaçu. A exposição cultural “Conexões que inspiram” apresentou a trajetória de 10 movimentos de empreendedorismo feminino da Baixada Fluminense, mostrando a força e a diversidade das mulheres e suas organizações, além de sua importância para o desenvolvimento econômico da região.
A programação foi rica e contou com diversas atividades. Começando pela Mesa de Inspiração do Programa Empreenda + Mulher, composta pela mediadora Marcele Porto, Coordenadora de Pesquisa da SECMULHER RJ, e as empreendedoras locais, Maíra Miranda, Suelen Sather e Adriana Sant`Anna. Houveram também painéis importantes, como o “Liderança Feminina: despertando potenciais e transformando negócios”, com Andrea Carvalho e Fernanda Oliveira e o painel “Conexões que inspiram”, com lideranças de movimentos de empreendedorismo feminino da região e a palestra “Educação Financeira: um investimento para o futuro”, com o educador financeiro Marden Rodrigues da Startup Barkus.
O evento também foi marcado pelo lançamento do livro “O tesouro do Capitão Martinez”, de Elisângela Medeiros, por apresentações artísticas como o desfile de moda upcycling da FAETEC Paiol de Nilópolis e a apresentação de dança da Casa da Mulher Nilopolitana e pela entrega do Prêmio Carmelita Brasil de Empreendedorismo Feminino – 1a. Edição, com seis categorias e eleição por voto aberto em rede social.
O Encontro de Empreendedoras da Baixada Fluminense foi um sucesso absoluto e demonstra a vocação empreendedora da região. Além de colaborar para o fortalecimento das redes de apoio e ocupação de espaços, reitera também a importância econômica da iniciativa empreendedora feminina e sua influência no processo de fortalecimento de negócios liderados por mulheres e inspiração para quem deseja iniciar sua jornada empreendedora.