Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

ENEM 2023: Como se preparar para a prova de Ciências Exatas sem “pirar”

Foto: Canva

Professores de Física, Química e Matemática da Plataforma Ferretto

dão dicas para facilitar a vida dos alunos que irão fazer a o exame neste domingo (12)

São Paulo, novembro de 2023 – Neste domingo (12), será realizada a segunda etapa da prova do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio -, agora focada em Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias, área de conhecimento que, para muitos candidatos, é considerada muito difícil, o que pode gerar bastante apreensão para aqueles ansiosos em atingir pontuações significativas para ingressarem em uma universidade.

 

Segundo a última edição do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), realizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em 2018, 43,2% dos alunos brasileiros tiveram pontuação baixa nas disciplinas da área, sendo a Matemática a responsável pelo pior desempenho.

 

Os professores Daniel Ferretto (Matemática), Michel Arthaud (Química) e André Coelho (Física), que são docentes na Plataforma Professor Ferretto – canal 100% online com foco no conteúdo complementar para o Ensino Médio e preparação para o Enem e vestibulares, que conta com cerca de 50 mil alunos de todo o Brasil, listaram algumas dicas para os alunos estudarem ciências exatas “sem pirar”: Veja a seguir, como superar a barreira dos conteúdos nos quais muitos estudantes consideram complexos.
Matemática
“Conhecer bem a parte conceitual e entender a teoria é fundamental para conseguir entender o que está sendo cobrado, inclusive em questões que envolvem contas. Estudar os temas básicos e depois passar para os mais complexos, é uma boa tática. Além disso, é importante fazer simulados com a mesma quantidade de questões e tempo definido, isso te auxiliará na aprendizagem”, recomenda Daniel Ferretto, professor de Matemática.
Química
“Identifique o que é mais importante na questão, pois a interpretação ajuda a ir bem em 70% da prova. Outro ponto muito importante, mesmo que tenhamos dificuldade para entender, é rever os nossos erros. As pessoas não gostam de errar, porém, é o ponto que mostra onde é necessário focar mais. Pratique a resolução de questões do Enem de anos anteriores, pois assim é possível se habituar com o modelo das perguntas, características dos exercícios, revisar e treinar os conteúdos”, diz Michel.
Física
“Ter uma boa noção dos assuntos de Física básica e Matemática básica é fundamental para que os alunos consigam interpretar bem as questões e desenvolver bem as contas. Sempre que o aluno aprende Física de forma contextualizada e aplicada ao cotidiano, os resultados são muito melhores. Além de trazer a Física para o cotidiano, é um ponto fundamental no aprendizado efetivo da matéria”, finaliza André Coelho, professor de Física.

Confira também

Nosso canal

Solenidade Centenário Casa do Minho