O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, que ocorreu no domingo (05/11), foi marcado por uma questão estrutural em destaque: o papel das mulheres na sociedade brasileira. O tema proposto nesta edição diz respeito aos desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. Além da redação, os candidatos também precisaram responder a 90 questões de linguagens e ciências humanas e suas tecnologias.
A frase-tema do Enem deste ano foi elogiada por muitos professores, que, segundo eles, é atual e está de acordo com acontecimentos recentes de 2023. Como repertório sugerido pelos profissionais, os candidatos poderiam utilizar a obra cinematográfica “Barbie”, lançamento de sucesso do ano. No filme, é discutido a questão do patriarcado em contraposição ao mundo da Barbie, onde as mulheres são líderes e ocupam a centralidade.
Não só no filme, como também no Enem, as mulheres representaram maioria com 61,3% dos estudantes e a região Nordeste com o maior número de inscritos, de acordo relatório do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Ainda segundo o órgão governamental, 71,9% dos 3,9 milhões de estudantes inscritos fizeram a primeira etapa do Enem, enquanto 28,1% não compareceram. O número de candidatos da edição de 2023 representa um aumento de 15% em relação a 2022, que registrou 3,4 milhões, o menor número em 17 anos.
A edição deste ano estreou também com cores. É a primeira vez que as provas do exame tiveram questões com imagens coloridas. A iniciativa tem como objetivo ampliar a inclusão no Enem, principalmente para os candidatos com problemas de visão.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A nota igualmente pode ser utilizada para ingresso em universidades no exterior.
O segundo dia de prova acontecerá no próximo domingo (12/11), quando os estudantes terão de resolver questões de ciências da natureza e matemática, com 90 questões no total.