Jornal DR1

Enem: dicas para quem tem Diabetes Tipo 1

Sociedade Brasileira de Diabetes lembra que o melhor é usar glicosímetro para exame de ponta de dedo

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado em 9 e 16 de novembro e tem regras especiais para quem tem Diabetes Tipo 1 (DM1). No ano passado, um aluno foi retirado da sala de aula porque o sensor de glicemia enviou aviso ao celular dele, que apitou.

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), que já vinha discutindo com o Ministério da Educação o uso de celular em sala de aula, assim como outras entidades, fez reuniões com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo Enem 2025, e ficou decidido que candidatos que têm diabetes deveriam informar a condição no ato de inscrição e, uma vez aceita a solicitação, poderiam utilizar materiais como medidor de glicose, sensor e bomba de insulina.

De acordo com a dra. Solange Travassos, vice-presidente da SBD, o candidato deverá deixar seu celular no modo avião dentro do envelope porta-objetos, que será lacrado, assim como ocorre com todos os que vão prestar o exame. Caso o sensor apite, o candidato será levado à Coordenação para confirmação da necessidade de aferição da glicemia.

“Por isso, a minha recomendação é que as pessoas com DM1 usem o glicosímetro para fazer teste na ponta do dedo ou usar o leitor do sensor”, diz a médica. “

O Enem é um momento importante, se programe, leve insulina acondicionada, pois a sala poderá estar quente”, aconselha. “Leve alimento e água também.”

Confira também

Nosso canal