Certamente, você já ouviu algo relacionado aos algoritmos no Instagram. Ou, já se questionou sobre a entrega dos conteúdos que produz nas redes sociais. O conhecimento relacionado à Inteligência Artificial ganhou força nos últimos anos, devido ao aumento de usuários tanto no Instagram quanto no TikTok e no Youtube, que buscam compreender e elevar o engajamento.
As redes sociais são ferramentas de grande poder onde é possível analisar o comportamento de cada consumidor. E é através dos algoritmos que esta identificação se torna possível.
Os algoritmos conhecidos como ‘robozinhos’ detectam quais publicações devem ser entregues, e se serão distribuídas para mais ou menos pessoas. Eles decidem como ranquear os resultados de um feed, a partir do grau de relevância daquele conteúdo para cada pessoa. Ou seja, se o conteúdo que você produz é de grande relevância, esse ‘robozinho’ entregará para mais usuários, consequentemente, mais pessoas irão acessar seus conteúdos e conhecer os seus perfis.
Uma das perguntas mais frequentes é, como fazer os algoritmos analisarem de forma positiva as entregas dos conteúdos produzidos. Os algoritmos analisam, principalmente, os comportamentos dos usuários que estão presentes nos seus perfis. Então, quanto maior a interação nos seus posts e na sua conta, maiores serão as chances do seu conteúdo aparecer na linha do tempo desse usuário, e assim sucessivamente.
Basicamente,no Instagram o ‘robozinho’ analisa quando a postagem foi feita, quantas curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos a postagem recebeu, e como são as interações do usuário com aquela conta.Essa lógica segue também para o Instagram Stories.
A CEO da Menta Criativa Agência Digital, Fernanda Manduano atua no mercado das redes sociais há seis anos e atualmente possui 15 clientes. Na empresa, Fernanda oferece um universo de possibilidades nas áreas de conteúdo para digital, branding e estratégia.
A empresária separou algumas dicas fundamentais para aqueles que desejam usar os algoritmos a favor do usuário.
“Os conteúdos publicados nas redes sociais devem sempre ser focados para atrair novos seguidores. Ou seja, posts que incentivem que um usuário marque ou envie para um amigo. Já os stories, têm como foco o engajamento dentro da plataforma, como por exemplo as famosas caixinhas de perguntas que precisam ser exploradas, principalmente para auxiliar na comunicação entre perfil e seguidores”, explicou.
“Posts em carrossel também ajudam muito no engajamento. O algoritmo ou robô identifica o tempo de cada seguidor naquela publicação, fazendo essa inteligência artificial entender que o post é interessante, e consequentemente o entrega pra mais pessoas na plataforma”, finalizou.