Áreas consideradas industriais, como galpões, fábricas, grandes lojas e estoques, precisam estar bem iluminadas muitas vezes até 24 horas por dia para minimizar, não só erros nos processos, como também a chance de acidentes de trabalho. Por isso, o LED vem conquistando seu espaço, pois são capazes de fornecer economia, durabilidade e sustentabilidade.
Para indústrias que fazem o uso em larga escala de equipamentos e sistemas de iluminação, essa opção traz inúmeros benefícios. O LED esquenta menos do que os outros tipos de iluminação menos eficientes, como incandescente e fluorescente, o que aumenta a durabilidade e vida útil, de 30 mil para até 100 mil horas de uso. Essa economia de custos com iluminação quando comparada com as outras é acima de 80%. Além de gerar mais brilho com menos energia, é sustentável, livre de metais pesados poluentes como mercúrio e chumbo. Seus materiais são 98% recicláveis e não emitem radiação ultravioleta e infravermelho, sendo mais seguras para os funcionários e colaboradores.
Para indústrias de todos os tamanhos é indicado realizar um projeto luminotécnico do ambiente, de modo a assegurar que o sistema de iluminação atual atendem as recomendações das normas ABNT NBR ISO 8995-1:2013 (Iluminação de ambientes de trabalho/áreas internas) e ABNT NBR 5101:2021 (Iluminação pública). Garantindo assim, que os níveis de iluminância, os aspectos relacionados ao controle de ofuscamento, reprodução e temperatura de cor cumpram todos os requisitos.
O LED é uma tecnologia que evolui diariamente, assim, optar por luminárias de LED, não significa apenas ter a mais inovadora forma de iluminação, mas também a melhor escolha em economia, durabilidade e sustentabilidade.