Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Escolas Municipais em São Gonçalo tem Oficinas de RPG.

 

Clube da Imaginação é um projeto criado por dois escritores amantes do jogo, cujo objetivo é apresenta-los aos alunos da rede municipal.

Um jogo que faz parte da cultura geek e pop que sempre aparece em filmes ou séries, como Stranger Things da Netflix e o recente filme Dungeos & Dragons: Honra Entre Rebeldes, cujo enredo e o nome são inspirados em dos títulos mais famosos deste tipo de game: R.P.G  (Role-Playing Game). Neste jogo, os jogadores assumem papéis de personagens pelos mesmos e criam uma narrativa de maneira colaborativa. Tendo como bases os livros de regras para os jogadores e metres, os cenários variam entre o fantástico e o distópico, sendo universos bastante ricos em culturas e criaturas fantásticas, proporcionando a criação de histórias épicas.

RPG é um jogo que estimula bastante a criatividade, trabalho em equipe e criar laços de amizade com os companheiros de mesa, além de estimular muitos de seus jogadores na arte da escrita. Foi pensando nesses benefícios e com o objetivo de levar o RPG as escolas que é o professor e escritor  R. Mendonça Venâncio criou o projeto “Clube da Imaginação”, uma série de oficinas criativas que une o RPG a literatura, acaba de chegar as escolas municipais de São Gonçalo.

No Clube da Imaginação, os alunos recebem kits de jogos – com os livros, blocos de anotação e o conjunto de dados – gratuitamente, cedidos por empresas nacionais, como a Lampião Game Studio e a New Order, que também são as criadoras dos materiais. O objetivo do projeto, além de estimular a criatividade dos alunos através da dinâmica do RPG, é mostrar aos jovens a parte social do jogo, como o respeito entre os jogadores na mesa e também a colaboração, pois o RPG não é um jogo de competitivo e sim participativo, em que o narrador monta a estrutura da narrativa os jogadores a complementam. Não se trata de ganhar e sim completar a missão ou objetivo proposto pela narrativa.

Na inauguração do projeto, R. Mendonça ressaltou em como o RPG estimula a criatividade e o hábito de ler e escrever. O professor também citou autores famosos que jogam RPG, como Dwayne “The Rock” Johnson e Henry Cavil, conhecidos em seus papéis de filmes de super-heróis, como Adão Negro e Superman, respectivamente. Realizador do projeto e CEO do portal Cultura à Milanesa, o escritor Rômulo Baron também administra as oficinas diz que todo o material dado aos alunos são jogos de produção nacional e premiados no exterior, porém, pouco conhecidos no Brasil. Isso porquê o mercado nacional de games não tem recursos para investir no marketing e na divulgação, preferindo focar o dinheiro na qualidade dos produtos. Por isso, a importância de projetos como o Clube da Imaginação, para levar games nacionais aos jovens brasileiros.

Mendonça e Rômulo, dois jogadores apaixonados de RPG desde a infância, se conheceram na FLISGO – Festival Literário de São Gonçalo – no qual Mendonça financiava com o próprio bolso e junto a Rômulo o canal no YouTube Café com RPG, onde as partidas são transmitidas ao vivo e os expectadores podem interagir. Mas, graças a ao Edital de Cultura da Prefeitura de São Gonçalo, o Clube da Imaginação foi um dos projetos selecionados e finalmente recebeu recursos e incentivos para sair do papel e ganhar as escolas municipais.

O Clube da Imaginação foi inaugurado em fevereiro de 2023 e seguirá até junho deste ano. As oficinas funcionam as segundas e as quartas e partidas são transmitidas ao vivo no Café com RPG, braço do Cultura à Milanesa. Entre as escolas selecionados pelo projeto, então C.E. Padre Manuel da Nóbrega e o CIEP 052 Professora Romanda Gouveia Goncalves. As oficinas são gratuitas. R. Mendonça Venâncio é o autor da obra “Eamam: O aventureiro novato” e além de sócio fundador e CEO da Cultura à Milanesa, Rômulo Baron é autor do livro “Dupla Face”.

 

Confira também

Nosso canal

Mulheres Extraordinárias