A primeira estação foi instalada no Parque Garota de Ipanema, e as 25 demais serão distribuídas entre a Zona Sul e a Zona Norte. A iniciativa é da Mude com a RefilMe e a Prefeitura do Rio
Parques, praças e orlas das praias no Rio de Janeiro ganham Estações de Hidratação com água potável refrigerada e gratuita para a população durante o verão 2024. A iniciativa da Prefeitura do Rio com a Mude, responsável pelas academias gratuitas ao ar livre do Rio de Janeiro e outras cidades, e a RefilMe, empresa de soluções em hidratações, pretende atender aos cariocas e turistas da Zona Norte a Zona Sul da cidade durante a estação mais quente do ano. Para abastecer o copo ou a garrafinha com a água, basta apontar a câmera do celular para o QR code de cada estação, fazer um cadastro curto e selecionar a quantidade de água desejada.
A idealização das Estações de Hidratação
Com idealização da RefilMe, a ideia surgiu durante uma viagem das irmãs Isabela e Flávia Vitoi, em que perceberam a quantidade de garrafas plásticas utilizadas no período. “Fomos estimuladas pelo incômodo gerado pelo volume de garrafinhas plásticas que utilizamos naquelas férias, o que se repete com a maior parte das pessoas em viagens. Então, ao voltar para casa, começamos a pensar em como poderíamos ajudar na redução da utilização do plástico de uso único”, explicou Isabela, COO da RefilMe. Foi quando as irmãs, uma engenheira de produção e outra, engenheira química, passaram a se dedicar à ideia, que ganhou prêmios e investimentos competindo com outras startups.
Mas a empresa, inicialmente idealizada para vender apenas o refil de água, teve seu modelo de negócio alterado em 2019. “Nós mudamos nosso modelo de negócio logo depois de recebermos o primeiro investimento e ouvir que seria mais interessante vender o projeto a possíveis patrocinadores. Daí veio a ideia de unir propósito e publicidade. Foi quando começamos a caracterizar as Estações de Hidratação com marcas interessadas em marketing com impacto positivo para a população”, disse Flávia, CEO da marca. E foi contar com patrocinadores que permitiram que a água fosse distribuída gratuitamente à população.
A Mude se tornou investidora da RefilMe ao desenvolver as estações com espaço para mídia digital — exatamente a expertise da Mude, que está no mercado de bem-estar há quase 25 anos e
desde 2011 com um modelo de negócio financiado por OOH e DOOH.
A parceria entre a Mude e a RefilMe
A parceria começou quando Flávia passou a frequentar as aulas de yoga gratuitas oferecidas pela Mude na Praia de Ipanema e diversos pontos do Rio de Janeiro e outras cidades Brasil afora. “Percebi que RefilMe e Mude tinham propósitos e modelos de negócio cheios de afinidades: oferecer espaços alternativos para divulgação de grandes empresas ao mesmo tempo em que impactam de forma positiva o bem-estar das pessoas.”
Marcus Moraes, CEO da Mude, concorda com essa visão e complementa que “assim como a Mude, a RefilMe trabalha para entregar algo relevante e impactar positivamente a vida das pessoas.” E acrescenta: “Inovação, qualidade e bem-estar são valores presentes em nossos produtos e serviços desde que criamos a Mude. A proposta de valor da RefilMe se encaixa perfeitamente neste contexto e ainda permite que cheguemos a pontos da jornada dos consumidores — como estações de transportes terrestres, aeroportos, shoppings e prédios comerciais — em que não estávamos presentes com nossas estações de exercício.”
Sobre a visão de negócio, Marcus aposta no crescimento das duas empresas: “A parceria com a RefilMe amplia o potencial de crescimento da Mude e leva nossa experiência, infraestrutura e know-how para a RefilMe, o que ajuda na expansão da marca. Enxergo um negócio que beneficiou e vai beneficiar ambas as partes.”
Mais sobre a RefilMe
A RefilMe dispõe de dois modelos de estações para os clientes e parceiros, um modelo de mídia estática e um outro, de mídia digital, desenvolvido pela MUDE. A estação do modelo de mídia estática é um equipamento mais leve e de fácil transporte, ideal para atender eventos de curta ou longa duração, mas com data prevista de fim. Já as estações com tela de mídia digital são equipamentos mais robustos, projetados para atender locais públicos por tempo indeterminado. São resistentes às condições climáticas e seu principal destino são orlas, praças, parques, aeroportos, shoppings e grandes centros comerciais.
Mais sobre a Mude
Pioneira em transformar as cidades em espaços de bem-estar no Brasil, a Mude se destaca ao longo das praias e capitais brasileiras ao conectar marcas e consumidores em atividades físicas ao ar livre gratuitas. Através de estações de treino, academias a céu aberto, ativações e aulas coletivas, a Mude cria oportunidades para marcas se sobressaírem em meio à cidade. O público pode usufruir de musculação, alongamentos, meditação, aulas de yoga, futevôlei, vôlei de praia, muay thai, mat pilates, funcional adaptado – circuito para cadeirantes, boxe, entre outras modalidades.
Ao lado da comunidade, do poder público e da esfera privada, a Mude consolida benefícios mútuos para uma sociedade mais saudável. Isto se torna possível a partir do momento em que a empresa faz a publicidade virar uma experiência de bem-estar, unindo a veiculação de mídia OOH (mídia fora de casa), DOOH (mídia digital fora de casa) e pDOOH (mídia exterior digital e programática) às Estações Mude – um mobiliário desportivo totalmente funcional, patenteado e produzido também pela empresa.
Em 15 cidades e sete estados brasileiros, a Mude conta com mais de 700 espaços de atividades, 190 faces de mídia e 50 academias ao ar livre. Seu crescimento é evidenciado pelo faturamento, que saltou de R$ 13 milhões em 2019 para R$ 41 milhões em 2022, consolidando sua liderança com experiências de saúde física e qualidade de vida. Além disso, a pioneira conecta mensalmente mais de 75 milhões de pessoas e anunciantes como Mercado Livre, Unimed e Webmotors.
Instagram:https://instagram.com/instadamude?igshid=MTNiYzNiMzkwZA==
Site:https://mude.fit
Aplicativo: Mude.Fit” pela Play Store ou App Store
Serviço
Distribuição gratuita de água potável e refrigerada em estações de hidratação
Período: Verão 2024
Local: Zona Sul e Zona Norte do Rio
Quantidade: 26 estações de hidratação