CEO da Elytron Cybersecurity, João Brasio dá dicas de como realizar compras de forma mais segura
A data oficial da Black Friday este ano é 28 de novembro. Mas muitas lojas já anunciam promoções antecipadas para atrair a clientela e, de acordo com a Associação Brasileira de Inteligência Artificial e E-commerce (ABIACOM), as vendas online deste ano devem movimentar cerca de R$ 13 bilhões. Mas a população deve ficar atenta às promoções e tomar todo o cuidado necessário para não cair em certos golpes, muito comuns durante este período.
João Brasio, especialista em segurança digital e CEO da Elytron Cybersecurity, alerta que os golpes estão cada vez mais sofisticados e que podem ocorrer de diferentes maneiras. “O uso da Inteligência Artificial traz um incremento ainda maior para os crimes cibernéticos e muitas pessoas se deixam enganar. É preciso mais atenção a certos detalhes e, ao desconfiar de algo, procure se certificar melhor sobre determinada promoção ou canal de venda”, orienta.
De acordo com o especialista, anúncios falsos na internet e redes sociais que levam a sites clonados, uso da Inteligência Artificial para simular uma pessoa famosa usando ou testando um produto com desconto, falsa central de atendimento para obter dados do cliente (como conta bancária, cartão de crédito e CPF, entre outros) e indicação de QR Code falso que direciona o pagamento para contas laranjas estão entre as práticas mais comuns adotadas pelos golpistas.
“Segurança digital faz parte da vida de qualquer cidadão, deixou de ser um tema restrito a especialistas e empresas de tecnologia. No mundo digital, a ingenuidade é a principal vulnerabilidade. Portanto, desconfie sempre. Verifique links antes de clicar, ative autenticação em dois fatores em todas as suas contas, mantenha seus dispositivos atualizados e nunca compartilhe informações pessoais sem a certeza de quem está do outro lado”, conclui Brasio.
A seguir, o especialista dá 9 dicas para aproveitar a Black Friday com segurança:
* Prefira sites oficiais e conhecidos – verifique se o endereço começa com “https” e desconfie de domínios estranhos ou recém-criados.
* Cuidado com promoções irresistíveis – se o preço parece bom demais, provavelmente é golpe.
* Evite clicar em links de ofertas enviadas por mensagem ou redes sociais – vá direto ao site da loja digitando o endereço no navegador.
* Use cartões virtuais ou com limite reduzido – em caso de vazamento, o prejuízo é limitado.
* Ative alertas no aplicativo do banco – assim você é notificado de qualquer transação suspeita em tempo real.
* Prefira redes Wi-Fi conhecidas e seguras – evite finalizar compras em redes públicas de shoppings, cafés ou aeroportos.
* Verifique o CNPJ e as políticas de devolução da loja – sites falsos costumam omitir essas informações.
* Mantenha seu celular e computador atualizados – muitas invasões exploram falhas de sistemas desatualizados.
* Ative autenticação em dois fatores – é a barreira mais eficaz contra invasões de contas.



