No último domingo (31), o Espetáculo ‘O Segredo de Areia’ se despediu do Teatro Glaucio Gill. A peça contou com direção e dramaturgia de Delson Antunes e texto de Rosa Kapilo.
O diretor Delson Antunes explicou sobre o espetáculo e o sentimento ao finalizar.
“Estou muito feliz e com sentimento de dever cumprido. A história da Areia foi apaixonante, um romance literário e juvenil. E uma história onde os personagens são excluídos da sociedade, então isso nos interessou muito. Além do conflito existente muito forte e que prende nossa atenção o tempo todo. Então, a paixão por essa história me fez adaptá-la para teatro, e logo unimos aos jovens da Janela Azul. Ficou uma peça bonita, poética e dinâmica”, disse o diretor.
O ator Sasha Rodrigues explicou sobre o sentimento ao finalizar a peça.
“O processo de criação da peça foi incrível, debatemos as cenas, e toda a produção. Estou muito emocionado com a entrega da peça, essa última semana foi bem tocante. A nossa intenção era que o espetáculo abraçasse a plateia, e foi um carinho de efeito dominó”, contou o ator.
A diretora musical Beatriz Parisi explicou sobre as composições musicais do espetáculo.
“À medida que recebíamos as demandas de trechos para a narração através da canção, eu ia criando as músicas para costurar a dramaturgia. Fiz todas as músicas, exceto a primeira. Fiquei muito feliz com o resultado porque sempre gostei de compor para contar história. Acho que isso faz a música ser tão especial, é quando contamos uma história através da melodia. Amei combinar a composição com a dramaturgia”, explicou a diretora musical.
A atriz Thayanne Nascimento deu vida à protagonista Alu Areia.
“Ainda estou um pouco anestesiada, a ficha ainda não caiu de que acabou a primeira temporada. Estamos nesse processo desde fevereiro, onde iniciamos com a preparação da leitura. E toda semana, nos reunimos de forma online para realizarmos estudos de cada personagem da história, e construímos essa história juntos. Depois, mergulhamos no universo da Areia, que é um universo completamente diferente do meu, nunca vou conseguir sentir o que a Areia sente. Mas, infelizmente, a história dela é a realidade de muitas pessoas. E desejamos que a história dela incomode muitas pessoas que assistiram a peça, para que elas reflitam”, contou.
Segundo a atriz Thayanne Nascimento, a Areia trouxe muitos ensinamentos para o elenco.
“A Areia é um exemplo de superação, e exemplo de que ela pode ser forte sozinha. E que o fato dela ter nascido sem uma origem, história, abandonada e rejeitada, ela teve diversas portas que se abriram pra ela. Ela contrariou tudo, superou e se tornou forte sozinha. Esse é o maior aprendizado, de que não precisamos de nada e nem ninguém, e que somos capazes de realizarmos o nosso destino”, finalizou a atriz.