Por Arthur Almeida
O Estação Net Rio, em Botafogo na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, sediou na noite da última quarta-feira (10). A entrega das medalhas Mérito Cinematográfico homenageou diversos nomes do cinema brasileiro. A homenagem idealizada por Noilton Nunes, a festa tem como projeto acontecer a cada dois meses.
A próxima edição já tem data marcada, e está prevista para acontecer dia 12 de julho.
O Jornal DR1, através de sua equipe esteve presente na premiação, que vai muito além da entrega de uma honraria, mas celebra toda a luta e perseverança da cultura brasileira, através do cinema nacional, que a cada ano evolui e atrai mais espectadores, tanto nacional, quanto internacionalmente.
O evento foi aberto ao público, e teve como principal tema no discurso dos homenageados, a celebração do cinema nacional, o reencontro, já que muitos dos presentes não se viam desde o inicio da pandemia da Covid-19 e todos os discursos enfatizaram a importância da cultura brasileira e a valorização do artista nacional.
Produzido por Adriana Rattes e Cavi Borges, a noite também foi um ato de “ocupação”, o Estação Net Rio esteve perto de fechar as portas, como se falou na abertura da noite, não foi uma premiação, foi um reencontro, uma festa do cinema, uma noite preciosa para a continuidade e ampliação do processo de resistência artística e cultural no Brasil.