Jornal DR1

Estado de alerta para falta de sangue dos tipos O- e O+, às vésperas do Carnaval

Foto: Divulgação

Segundo a instituição, a contribuição imediata da população é fundamental  

A mobilização de doadores é essencial para garantir a reposição urgente dessas reservas. “Os impactos dessa situação podem comprometer o atendimento a pacientes que dependem de transfusões que são vitais para a recuperação. Ao mesmo tempo em que há essa queda nas doações, estamos em um período de grande demanda em razão de muitos acidentes de trânsito”, diz Mário Sampaio, captador de doadores do GSH Banco de Sangue.
 

O sangue tipo O-, além de ser essencial para emergências, quando não é possível realizar exames rápidos para identificar o tipo sanguíneo do paciente, é universalmente compatível e pode ser transfundido em qualquer pessoa. Sua importância aumenta quando se trata de recém-nascidos com até 4 meses que necessitam de transfusão, conforme orientações do Ministério da Saúde.
 

Já o tipo O+ é igualmente necessário e sua demanda é contínua, uma vez que esse tipo sanguíneo é frequentemente utilizado em transfusões devido à sua versatilidade e capacidade de ser compatível com diversos pacientes.
 

A colaboração de todos é urgente para evitar que essa situação afete os pacientes que dependem desses componentes sanguíneos essenciais. “Mesmo quem não sabe seu fator Rh pode ajudar, pois faremos o teste durante o processo de doação”, destaca Mário Sampaio.
 

O GSH Banco de Sangue Serum convida todos a se juntarem a esta corrente pela vida, se dirigindo a uma das unidades para efetuarem a sua doação de sangue. As unidades Centro e Barra abrem diariamente, inclusive aos finais de semana e feriados, das 7h às 18h, nos endereços: Centro – na Av. Marechal Floriano, 99, e no Casa Shopping – Barra. Já em Nova Iguaçu, o funcionamento é de segunda a sábado, das 7h30 às 18h, na Av. Henrique Duque Estrada Meyer, Posse (Hospital Geral de Nova Iguaçu).

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - INSPIRA AÇÃO - 21 fev 25