Anteriormente, vimos as estratégias e vantagens que comtemplam o marketing digital e o marketing de relacionamento. Agora, veremos as 2 últimas estratégias dessa nossa curta temporada: Marketing de produtos e Endomarketing. As quais são também indispensáveis para alavancar os seus resultados na venda de produtos e serviços bem como no capital humano relacionado ao seu negócio. Continue comigo e descubra!
O marketing de produto é uma via de possibilidades, capaz de instigar o consumidor a escolher a sua oferta ao invés de a oferta da concorrência. Todavia, o marketing de produto é o conjunto de técnicas e processos para lançar um produto no mercado com êxito, desde o seu desenvolvimento até o lançamento e promoção. No entanto, o primeiro passo para que o seu produto seja bem aceito no mercado, é que ele solucione um problema e atenda às motivações e necessidades do target, cumprindo o seu objetivo básico de conectar produtos a pessoas. Suas vantagens estão na possibilidade de aumento expressivo das vendas, fidelização do consumidor, conexão e entrosamento do cliente para com a marca, crescimento da empresa, a possibilidade de personalizar algo novo, agregando experiência ao cliente e a coleta de feedback da persona através de pesquisas baseadas nas compras; aumentando dessa forma o poder persuasivo da empresa.
No entanto, quem é esse tal de Endomarketing? Esse aliado, é conhecido também como marketing interno, e deve ter suas ações executadas conjuntamente ao RH da empresa, para aprimorar o clima organizacional, elevar a produtividade da empresa e criar uma marca empregadora. Vantagens: Aumento da motivação dos colaboradores, redução do turnover, aumento de produtividade, fortalecimento da marca empregadora, melhora do clima organizacional, atração e retenção de talentos e qualidade de vida e bem-estar.
Em síntese, enquanto uma estratégia cuida da razão-missão de existir da empresa, a outra se encarrega de zelar pelos os que podem cuidar e manter essa engrenagem funcionando. Com isso, é possível perceber a importante correlação que procria o equilíbrio, fortalecendo assim a mola propulsora entre produtos e pessoas. Experimente e pesquise um pouco mais sobre essas estratégias e veja a transformação do seu negócio.