Jornal DR1

EUA: Furacão Ida e incêndio deixam mortos e fazem moradores evacuarem casas

Do lado Leste, Furacão Ida deixa pelo menos 29 pessoas mortas em quatro estados americanos, e do lado Oeste grande incêndio queimando uma área de mais de 200.000 acres e forcando milhares de pessoas a evacuarem suas casas. Essa foi a semana aqui nos EUA.

Quando fui me deitar na quarta-feira, estava chovendo bastante, mas nem em meus mais terríveis pesadelos eu poderia imaginar que a cidade de Nova York estava sendo inundada devido a fortes chuvas e ao Furacão Ida. No decorrer da última quinta, recebi várias mensagens e ligações de amigos brasileiros e americanos perguntando pela minha segurança. Graças a Deus, eu estava segura no meu apartamento em Manhatam.

Todavia, Nova York amanheceu nesta última quinta-feira, com inúmeras inundações, Central Park e ruas alagadas e metro parado. Pela primeira vez, a cidade de Nova York declarou estado de calamidade devido à inundação repentina, pois em cerca de 1 hora o Central Park teve o maior nível de inundação dos últimos tempos.

Mais de 10 linhas de metrô da cidade foram, total ou parcialmente, suspensas, com outras passando por atrasos, de acordo com o site da Autoridade de Transporte Metropolitano de Nova York.

O terminal B do Aeroporto Internacional de Newark, no estado de Nova Jersey ficou submerso e pelo menos 370 voos foram cancelados.

Nova Jersey, estado vizinho de Nova York, teve quatro mortes e muita destruição. Na Filadélfia, dezenas de milhares de pessoas ficaram sem energia e uma das principais rodovias da cidade ficou submersa.

No Estado da Pensilvânia, carros flutuavam como barcos pelas ruas da cidade em meio a gigante inundação.

Por onde passou, o Furacão Ida deixou rastros de destruição, dúzias de mortos, milhares de desabrigados, casas e carros destruídos, cidades, bairros e ruas inteiras alagadas. A natureza parecia revoltada essa semana.

Já do outro lado do país, na costa oeste, o estado da Califórnia sofre para acabar com as grandes queimadas que vem acontecendo em Caldor, no condado de El Dorado. O incêndio atingiu cerca de 35.000 estruturas, queimou 200.000 acres e forçou dezenas de milhares de residentes da Califórnia a evacuarem suas casas.

O Presidente americano Joe Biden aprovou a declaração de desastre após conversar com o governador do estado californiano, Gavin Newsom.

De uma ponta a outra do país, os americanos vêm lutando bravamente para conter os danos causados pela mãe natureza, que não parece nada feliz ultimamente.

Silvina Rios
Advogada brasileira, especialista em imigração para os EUA
srios@vivendonoseua.com.br
www.vivendonoseua.com.br

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded