Jornal DR1

Evandro Mesquita: um dos maiores nomes do rock brasileiro

Evandro Nahid de Mesquita nasceu no Rio de Janeiro em 19 de fevereiro de 1952, tendo atualmente 70 anos. É cantor, compositor e ator, conhecido por ser o vocalista da banda de rock Blitz e pelos diversos trabalhos no cinema e na televisão, incluindo o mecânico Paulo, mais conhecido como “Paulão” Wilson na série A Grande Família entre 2006 e 2014.
Em 1981, Evandro Mesquita através de sua namorada na época, conseguiu um convite para tocar no Caribe, bar que o empresário Mauro Taubman, dono da grife Company, estava inaugurando no bairro de São Conrado. Embora na época tocasse apenas por passatempo com alguns conhecidos como Ricardo Barreto e Lobão, aceitou e recrutou mais alguns músicos para completar a banda e fazer a apresentação na estreia do bar. Devido às constantes blitz que os músicos passavam para ir ao ensaio, o baterista Lobão deu a ideia de batizar a banda de Blitz. O primeiro show realizado pela Blitz gerou grande repercussão nos dias seguintes entre os banhistas. Passado algum tempo, Zé Luís e Guto deixaram a banda e Júnior foi substituído por Arnaldo Brandão, que por sua vez deu lugar a Cláudia Niemeyer. Descontente com os atrasos de Lobão nos ensaios e com o então amadorismo da banda, Cláudia deixou o grupo, tendo o seu lugar ocupado por Antônio Pedro Fortuna. Com o objetivo de manter a interação durante as canções nos shows, o conjunto decidiu que seria bom ter backing vocals femininas. Assim, a formação se estabilizou em janeiro de 1982 com Fernanda Abreu e Marcia Bulcão nos backing vocals, Ricardo Barreto na guitarra, Antônio Pedro no baixo, William “Billy” Forghieri nos teclados, além do próprio Evandro no vocal e Lobão na bateria. Em 15 de janeiro de 1982 a banda sobe no palco do Circo Voador, a maior casa de shows carioca da época. A repercussão chamou atenção da EMI, que assinou contrato com a banda e, em 20 de julho, é lançado o primeiro single, “Você Não Soube Me Amar”. Em três meses o compacto com apenas essa faixa vendeu 100 mil cópias, se tornando a canção de maior sucesso deles. Na sequência foi lançado o primeiro álbum As Aventuras da Blitz 1, que vendeu 300 mil cópias e gerou grande repercussão pela mistura de músicas humoradas e figurinos futuristas.
As divergências artísticas de Lobão e Evandro cresciam descontroladamente e, dias depois do lançamento do disco, Lobão decidiu deixar a banda, sendo substituído por Roberto Gurgel “Juba” na bateria. A banda se tornou uma das pioneiras do movimento do rock brasileiro da década de 1980. O segundo single lançado, “Mais Uma de Amor (Geme Geme)”, se tornou o segundo maior sucesso da banda, embora tenha esbarrado na censura pela composição com teor sexual.
A superexposição e a demanda exagerada de trabalho gerou conflitos internos e os integrantes entenderam que era hora de dar um hiato nos trabalhos da banda em 1986, tendo um breve retorno entre 1994 e 1999, mas em 2006 a banda se reúne novamente e lançou os álbuns Blitz ao vivo E As Cores e Eskute Blitz, apenas com Evandro, Juba e Billy Forghieri como membros remanescentes.
Em 2017, o álbum Aventuras 2, lançado em 2016, foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock Brasileiro.
Envolvido com atos solidários, no pós-pandemia, Evandro e a banda ofereceram shows gratuitos para arrecadação de alimentos: “E eu quero muito que as pessoas se conscientizem desse momento de mais amor e menos arma, mais solidariedade, mais empatia. A gente podendo fazer música e comparecer a eventos, assim, trocando por alimentos… é uma ideia sensacional. E que sempre estará em moda.”

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded