Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Ex-CEL comemora nove aprovações em universidades francesas

 

Conheça a história de Mathilde Soares, que além de ter passado em nove faculdades francesas, também obteve a aprovação na UFRJ

Aos 18 anos, a carioca Mathilde Soares sonha em se especializar em Neuro-Psicologia para, um dia, se tornar professora. O motivo? ‘Fazer a diferença na vida das pessoas como meus professores fizeram na minha’. Filha de um francês e de uma brasileira, a estudante está, agora, literalmente, entre Paris e o Rio de Janeiro, já que conquistou nove aprovações para universidades francesas, além de uma para Pedagogia na UFRJ.

– Foi uma emoção muito grande quando eu descobri que passei pra UFRJ e, meses depois, para 9 faculdades federais francesas. Foi muito gratificante ver que o meu esforço somado ao dos meus professores, amigos e familiares valeu a pena e me proporcionou ótimos resultados – conta a futura universitária.

Agora, a filha de Fernanda Soares e de Ludovic Millès corre contra o tempo para definir onde irá estudar. Na França, o ano letivo começa em setembro. Lá, ela poderá escolher entre a Université Paris 8 (Psicologia), a Université Paris Cité (Psicologia/Humanas, Psicologia/Ciências Psicológicas ou Biomedicina), a Université Paris Nanterre (Psicologia, Psicologia/Saúde ou Ciencias Humanas e Sociais), a Université Sorbonne Nouvelle Paris 3 (Pedagogia) ou a Université Sorbonne Paris Nord (Psicologia).

– A felicidade (com as aprovações) trouxe com ela uma dúvida muito grande, já que em ambos os países as oportunidades são muito boas – reconhece Mathilde.

Gratidão ao Sinergia

Indefinição sobre onde estudar à parte, a futura psicóloga é grata aos 14 anos nos quais estudou nas escolas do Grupo Sinergia Educação:

– Como meus pais gostariam que eu aprendesse a língua da nossa família, me colocaram no Franco, de onde guardo ótimas lembranças, como os eventos de escola aberta e apresentações. E, 10 anos depois, em 2019, entrei para o CEL Intercultural School, onde fui avaliando as possibilidades de mudança, sempre encorajada pelos professores e amigos a ir atrás de boas oportunidades – destaca.

O desejo de se tornar professora surgiu no CEL, onde estudou por quatro anos:

– Lá, conheci pessoas incríveis, que me inspiravam a ser uma aluna e pessoa melhor. Fiz amizades incríveis, como a Beatriz Teixeira e a Maria Eduarda Falcão, que me incentivaram do início ao fim a sempre buscar o meu melhor. Sou verdadeiramente muito grata por ter tido a oportunidade de estudar lá, me mudou pra sempre.

Entre tantas emoções que viveu no colégio, o aulão pré-Enem, em 2022, ficou guardado na memória da estudante:
– Lá estávamos todos juntos, muito emocionados, professores, amigos e família, nos dando conta de que tudo o que vínhamos construindo juntos estava chegando ao fim, mas pra que uma nova história começasse. Foi pura emoção, dedicação e felicidade.

Confira também

Nosso canal

Mulheres Extraordinárias