Jornal DR1

Ex-presidente do Rioprevidência é preso após investigação sobre investimentos no Banco Master

Foto:Divulgação

O ex-presidente do Rioprevidência é preso nesta terça-feira durante uma ação conjunta da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. Deivis Marcon Antunes foi localizado em Itatiaia, distrito de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, e levado para prestar esclarecimentos no âmbito da investigação.

Antunes havia renunciado ao comando do órgão no dia 23 de janeiro, após ter sido alvo de uma operação da Polícia Federal que apura suspeitas de gestão fraudulenta, desvio de recursos públicos e corrupção no fundo previdenciário do estado. Outros dois ex-diretores do Rioprevidência também foram alvos da ação desta terça-feira.

O Rioprevidência é responsável pela administração das aposentadorias e pensões dos servidores públicos estaduais. Segundo a Polícia Federal, as investigações se concentram em investimentos realizados durante a gestão de Antunes, especialmente aportes feitos no Banco Master.

De acordo com as apurações, o órgão previdenciário investiu quase R$ 1 bilhão em letras financeiras da instituição, títulos considerados de alto risco e que não contam com cobertura do Fundo Garantidor de Créditos. As aplicações analisadas teriam ocorrido entre 2023 e 2024 e colocado em risco recursos destinados ao pagamento de benefícios de cerca de 235 mil servidores estaduais.

Os aportes do Rioprevidência no Banco Master já estavam sob análise do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro há mais de um ano. Em outubro de 2025, o tribunal determinou a suspensão de novos investimentos em títulos administrados pela instituição financeira e alertou para indícios de gestão considerada irresponsável dos recursos públicos.

A Polícia Federal informou que as investigações seguem em andamento para apurar eventuais responsabilidades e esclarecer a destinação dos recursos aplicados. Até a última atualização, a defesa de Deivis Marcon Antunes não havia se manifestado sobre a prisão.