Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Exibição do documentário “Bangbala, que eu receba riqueza”

Bangbala 3110

 

Filme mostra a vida de Ogã Bangbala, o mais antigo ogã em atividade no Brasil

*Por Tainá de Oliveira

Na terça-feira (31) o Jornal DR1 foi convidado para exibição do documentário “Bangbala, que eu receba riqueza”, filme sobre a vida de Luiz ngelo da Silva, o Ogã Bangbala, o mais antigo em atividade no Brasil. O documentário é dirigido por Tânia Amorin e Marcio Nobre e foi exibido no 16º Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul: Brasil, África, Caribe & Outras Diásporas, no Museu de Arte Moderna (MAM)
O documentário narra a vida e trajetória do Ogã de 104 anos, que ainda está em atividade, mesmo com a idade avançada. Luiz ngelo da Silva nasceu em 21 de junho de 1919, em Salvador, na Bahia, e iniciou no Candomblé aos 13 anos, no terreiro de Lili De Oxum, da Nação Efon. Há 70 anos vive no estado do Rio de Janeiro, no município de Belford Roxo, no bairro Shangrilá Rosa, onde vive em seu terreiro.
Na hierarquia da religião de matriz africana, o ogã ou ogan é aquele que toca os instrumentos de percussão, que podem ser o atabaque ou o agogô, responsável por chamar as entidades. É através do seus toques que seu desempenho que o orixá executa sua dança, de caça, de guerra. O ogã não entra em transe e auxilia a mãe de santo ou o babalorixá da casa.
Bangbala é praticamente uma lenda viva do Candomblé, é o mais próximo dos ancestrais e mesmo com sua memória falha pela idade avançada, possui o conhecimento e sabedoria que não existe em nenhum livro sobre a religião. O documentário sobre sua vida é emocionante e traz a forte mensagem sobre resiliência e a luta pelo respeito do Candomblé no Brasil.
Tânia Amorim diz que seu documentário está para ser lançado em uma plataforma própria que ainda está em produção. Bangbala é o primeiro de vários documentários feitos pela diretora sobre a religião, que estão sendo produzidos no momento.
Convidada por Tânia Amorim, a CEO do Jornal DR1 Dra. Ana Cristina Campelo esteve na amostra para prestigiar a exibição do documentário, que contou uma bela apresentação musical no final. Bangbala esteve presente no evento também, onde foi reverenciado pelo público.
A cobertura completa da exibição você confere em nosso canal oficial do YouTube.

Confira também

Nosso canal

Podcast casa do Garai Episódio #20