Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Expedição norueguesa em prol dos oceanos sustentáveis chega ao Rio de Janeiro

O veleiro Statsraad Lehmkuhl atracou no Pier Mauá, próximo ao Museu do Amanhã, e sediará o seminário Green Technology for Sustainable Oceans (Tecnologia Verde para Oceanos Sustentáveis), realizado pela Embaixada da Noruega no Brasil e pelo Consulado Geral no Rio de Janeiro.

O navio-escola norueguês deu início à etapa brasileira da expedição One Ocean, que ficará no país até 26 de fevereiro.

Foto: Vitor Marigo

“A chegada ao Brasil do veleiro Statsraad Lehmkuhl e da expedição One Ocean, em prol de oceanos sustentáveis, está alinhada com um dos lemas da nossa cooperação bilateral: oceano azul, futuro verde”, explica Odd Magne Ruud, embaixador da Noruega no Brasil.

Foto: Vitor Marigo

A expedição One Ocean é uma viagem ao redor do planeta organizada pela Statsraad Lehmkuhl Foundation em parceria com o governo norueguês, universidades, cientistas e empresas. Realizada pelo veleiro Statsraad Lehmkuhl, de 98 metros de comprimento, a expedição partiu em agosto de 2021 da Noruega, para onde vai retornar em abril de 2023, após dar a volta ao mundo.

Até essa data, terá navegado 55 mil milhas náuticas durante cerca de 19 meses e visitado 36 portos em diferentes países. Parte da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2020-2030), lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a expedição norueguesa tem como principal objetivo chamar a atenção e compartilhar conhecimento sobre o papel crucial dos oceanos para um futuro sustentável numa perspectiva global.

O Statsraad Lehmkuhl, que tem 108 anos de idade, foi reformado e equipado com tecnologia de última geração para coletar dados sobre física, química e biologia dos oceanos ao longo da viagem. Além disso, atua como uma universidade flutuante, recebendo equipes de estudantes e jovens líderes nas diferentes etapas da viagem. Também realiza conferências, seminários e outros eventos a bordo durante as paradas nos portos e disponibiliza acesso em tempo real a dados, vídeos e histórias da expedição para inspirar jovens, cientistas e cidadãos a engajar-se em prol de ações de desenvolvimento sustentável com base nos oceanos.

“A Noruega tem mais cientistas dedicados aos ambientes marinhos per capita do que qualquer outro país do mundo e é um dos maiores apoiadores da Década da Ciência Oceânica da ONU. Acreditamos que investir em pesquisa e inovação é vital para alcançar os objetivos do ODS 14, de proteger e usar o oceano e os recursos marinhos de uma forma que promova o desenvolvimento sustentável”, afirma Marianne Fosland, cônsul-geral do país nórdico no Rio de Janeiro.

“Estamos muito felizes por ter o Statsraad Lehmkuhl no Rio de Janeiro no meio desta emocionante viagem de 19 meses. O Brasil e o Rio de Janeiro são parceiros estratégicos e de longa data da Noruega em diversas áreas que perpassam o tema dos oceanos, como ciência, negócios e meio ambiente”, diz Marianne Fosland.

O capitão do veleiro, Jens Joachim Hiorth contou sobre as pesquisas realizadas no local.

“Durante o trajeto, o barco coleta informações sobre as águas, flora e fauna marinha através de sensores, ecossondas, hidrofones e computadores de alta tecnologia. Os dados são contrastados com informações geradas por satélites. O resultado é uma análise sobre como as ações humanas impactam nos oceanos e, consequentemente, em todo o planeta”, contou.

Um dos aspectos mais observados é o efeito nas condições climáticas. O projeto faz parte da campanha de “Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2020-2030)”, lançada pela ONU (Organização das Nações Unidas). O veleiro tem objetivo de compartilhar conhecimento sobre o papel crucial dos oceanos para um futuro sustentável em uma perspectiva global.

“Os equipamentos medem níveis sensíveis de contaminação como CO² (dióxido de carbono), microplásticos, acidificação e a temperatura dos oceanos. Além da biodiversidade, o comportamento dos peixes e zooplânctons. Essa verificação impacta na pesca e em várias descobertas científicas que desenvolvem futuras fontes de nutrientes, de alimentos a linhas de medicamentos”, explicou.

“A Noruega está comprometida com a agenda dos oceanos e atua na liderança global do Painel de Alto Nível para a Economia Sustentável do Oceano das Nações Unidas. Tenho a convicção que a expedição One Ocean contribuirá para conscientizar e compartilhar conhecimento sobre o que consideramos ser nosso futuro comum: o oceano”, conclui o embaixador Odd Magne Ruud.

Mais detalhes sobre a Expedição One Ocean estão disponíveis em: www.oneoceanexpedition.com

Confira também

Nosso canal

Podcast casa do Garai Episódio #20