Jornal DR1

Expomafe 2025

Expomafe trouxe novidades na área de tecnologia: robótica e IA para o desenvolvimento do setor industrial
Foto: Jprnal DR1

Feira internacional do setor metal mecânico reuniu empresários do Brasil e mundo na São Paulo Expo 

Por Analu Freire e Ronaldo Ricardo 

A Expomafe 2025 é a mais conhecida e concorrida feira do setor metal mecânico da América Latina. O evento aconteceu de 06 a 10 de maio na São Paulo Expo, em Jabaquara, zona sul de São Paulo.

A CemRio e o Sinmetal, juntamente com a Firjan, organizaram uma caravana com 40 empresários do setor industrial para visitar a feira nos dias 08 e 09 e a equipe do Jornal DR1 foi junto conferir todas as novidades. 

Uma das grandes apostas foi a indústria 360 graus, que prioriza o material humano, capacitando e tornando conhecido o setor metal mecânico, com olhos no futuro. A proposta é mostrar como o setor industrial pode evoluir de forma integrada rumo a um novo patamar tecnológico. 

“Com os pilares tecnológico, estratégico e capital humano, a indústria 360 graus tem como grande desafio a formação de talentos”, disse Denis Borges, um dos coordenadores do setor na Expomafe.

A indústria 4.0 pode ser definida como  a integração de tecnologias digitais inteligentes em processos de produção e industriais.  Ele engloba um conjunto de tecnologias que incluem redes industriais de IoT, IA, Big Data, robótica e automação. Nesta edição, o objetivo foi destacar produtos inteligentes em diferentes estágios de maturidade 4.0.

“Apresentamos exemplos práticos e os requisitos essenciais para máquinas e equipamentos, viabilizando processos interligados e colaborativos”, explicou Paulo Langoni, que estava no stand representando o conceito.

A Sumig, empresa do Rio Grande do Sul há 45 anos no mercado, especializada em soluções para solda e corte, convidou a caravana para uma visita ao seu stand na feira. A novidade foi a inovação com a robótica para agilizar e facilitar a vida dos colaboradores.

“O número de soldadores afastados por tendinite é grande. Com a ajuda da robótica, o colaborador vai eliminar esse problema, o que significa bem-estar e redução do número de afastados e defasagem para a empresa. A tecnologia não para diminuir o número de colaboradores, mas para se unir ao material humano, garantindo mais agilidade e segurança”, disse Marcelo Cattani, do setor comercial da empresa.

Sinmetal, Sindratar RJ, Simme, RJ metal e Simmec foram os sindicatos que participaram da caravana. 

“Alem de conhecer as novidades no setor metal mecânico, essa é uma grande oportunidade de negócios. Por isso, a CemRio, junto com Prodimm, Programa de Desenvolvimento da Indústria Metal Mecânica,organizou essa caravana” , explicou Jorge Gomes do Couto, diretor CemRio, Centro Empresarial das Indústrias Metalúrgicas do Município do Rio de Janeiro.

Você confere tudo que aconteceu na Expomafe nas nossas redes sociais (Instagram e Facebook) e também no nosso canal YouTube.

Confira também

Nosso canal