Mensalmente, acontece o Circuito Interno, evento que une arte, música e gastronomia para que o público conheça a fundo a dinâmica dessa grande fábrica
A antiga Fábrica Bhering, uma edificação de seis andares que fica na região portuária e que produziu balas e chocolates durante anos, tem agora sua vocação produtiva destinada às artes, depois que artistas e empreendedores da economia criativa passaram a alugar espaços e aí se instalaram, transformando o local em um inusitado polo criativo.
Os primeiros artistas a chegar pagavam um aluguel razoavelmente barato e investiram em obras estruturais para a instalação de suas unidades. O prédio foi tombado pela prefeitura e, mesmo restando algumas pendências, a ideia do movimento coletivo soa promissora. Aos poucos vão surgindo mais ateliês, estúdios de arte e lojas criativas, que se unem para compartilhar áreas maiores.
O movimento ganhou ainda mais repercussão no ano de 2011, quando passou a fazer parte do Circuito ArtRio, atraindo um público de 3 mil pessoas para visitar as lojas e ateliês ali instalados, trazendo muita visibilidade para o local. Atualmente, a antiga fábrica abriga cerca de 50 artistas e 40 empreendedores que fundaram a Associação Criativa Orestes 28 (ACO 28) para, assim, terem uma organização jurídica que responda pelo coletivo. Apesar de cada artista trabalhar de forma independente e ser responsável por seu próprio espaço, muitas uniões promissoras acontecem naturalmente, sendo esta feliz troca um dos pontos positivos para continuar investindo no local, considerado inspirador.
Com esquemas de visitação que variam das portas abertas ao agendamento prévio, é possível chegar à Rua Orestes 28,Santo Cristo, e seguir por um passeio completo pelos cinco andares da Bhering. Mensalmente, acontece o Circuito Interno, evento que une arte, música e gastronomia para que o público conheça a fundo a dinâmica dessa grande fábrica de arte e cultura. A ocupação da antiga Fábrica da Bhering pela ACO 28 é uma iniciativa positiva e tem tudo para ficar ainda melhor, firmando-se como um grande centro cultural onde a arte se faz presente.