Jornal DR1

Festas de final de ano chegando: atenção com a alimentação das gestantes e das crianças

O Natal e Ano Novo são mais do que festas, com o passar dos anos tornaram-se eventos familiares gastronômicos, desses de esbanjar carinho através da comida. Mas, devido às comidas especiais preparadas nessa época, gestantes e principalmente crianças podem perder o controle da alimentação.

Entretanto, é ainda possível manter os cuidados com a alimentação durante essas festas sem perder o controle da saúde.  A nutricionista Anna Alves, especialista em alimentos e nutrição, separou algumas dicas para comemorar na medida certa.

“A comida não fugirá de você. Se está à mesa, está para você e todos os convidados. Sendo assim, coma apreciando esse momento. Não precisa mastigar 20 vezes cada porção, mas o suficiente para engolir sem pressa”, disse.

“Como também, evite pratos enormes. O ideal é conseguir empratar de um jeito que as comidas não se escondam. Sabe aquela montanha em que cada colherada é uma surpresinha? Justamente isso que devemos evitar. Uma forma fácil de conseguir essa visualização completa é usar pratos rasos e grandes, mostrando a real quantidade e opções que escolheu encarar”, afirmou.

A nutricionista também ressaltou sobre os petiscos.

“Castanhas, panetones, tábuas de frios, bolinho de bacalhau, salgadinhos, rabanadas, frutas passas, entre outros.Independente da sua tradição, os petiscos são deliciosos. Porém, são mais calóricos em poucas quantidades. A questão é petiscar ao ponto de não realizar a ceia, dando mais espaço para os desnecessários quilos a mais de final de ano”, contou.

Durante as festas, é muito importante ficar de olho nas ofertas disponíveis para o grupo materno infantil. Grávidas e crianças precisam ter alguns cuidados nessa hora. Para isso, a nutricionista Fernanda de Sousa, especialista em nutrição materno infantil, também ressaltou alguns pontos para essa época do ano.

Para as gestantes diabéticas, a nutricionista ressaltou uma grande informação.

“Infelizmente os doces ainda estão proibidos para as mamães diabéticas. O melhor é tentar procurar receitas que você possa adaptar para alimentos de médio a baixo índice glicêmico. Prefira pães e cereais integrais, também é bom investir em um adoçante forno e fogão para usar no lugar do açúcar em receitas de sobremesas”, disse.

As gestantes hipertensas também devem manter com os cuidados durante as festas.

“Muito cuidado com o sal, se você for fazer bacalhau, lembre de sempre fazer a remoção do sal antes do preparo. O bom é deixar de molho e trocar essa água algumas vezes e depois ferver o bacalhau antes de preparar da sua maneira”, contou.

Para as gestantes sem intercorrências, o importante é cuidar do excesso.

“Não tem mal nenhum problema comer algo diferente, o problema está sempre nos excessos! Sempre tem uma alimentação saudável nas ceias, mas sempre há exageros nos doces, principalmente, ou nas quantidades. Então, a dica é para dar uma olhada na lista de substituições e veja as quantidades indicadas para o seu planejamento alimentar, assim você não erra na quantidade. Quanto às sobremesas, pode comer sem culpa. Mas, escolham só uma opção de sobremesa para fazer ou escolha uma só para comer, também sem exageros”, informou.

A especialista em nutrição materno infantil Fernanda de Sousa também ressaltou dicas para as crianças.

“Menores de dois anos não devem ser introduzidos a açúcar e alimentos industrializados. Não há exceções, nem para as festas de ano novo. Lembre que as crianças não podem sentir falta de algo que nunca provaram”, disse.

“Maiores de dois anos podem comer as comidas típicas, mas com moderação. Assim como qualquer adulto. Respeitando a saciedade e as vontades das crianças”, contou.

“Muito importante manter a rotina da criança nessas épocas de final de ano, nada de mudar as horas das refeições por conta da ceia em família. As mudanças de rotina tendem a afetar todo o dia e desenvolvimento da criança, então é melhor ceiar mais cedo caso queiram comer em família”, finalizou.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24