Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Festival de Cinema da Escola Nova premia jovens cineastas no Rio de Janeiro

 

Alunos foram reconhecidos em 12 categorias: Ingrid Guimarães apresentou “Júri Popular” 

Nesta terça-feira (27), o Cine Odeon recebeu o Festival de Cinema Escola Nova by SIS. A instituição de ensino, localizada na Gávea, Rio de Janeiro, utilizou do nostálgico ambiente, para premiar 12 curtas desenvolvidos por alunos entre 15 e 17 anos. O evento contou com a participação de artistas e profissionais do segmento, que acompanharam o trabalho desenvolvido pela tradicional instituição do Rio de Janeiro.

Dentre as presenças ilustres, estava a atriz e humorista, Ingrid Guimarães, que apresentou a categoria júri popular. “Estou com inveja dessa escola. Quem dera eu ter estudado em uma escola onde eu pudesse exercer isso que vocês fizeram agora”, afirmou no palco do Cine Odeon.

O projeto já está em sua 7a edição e além de incentivar a técnica cinematográfica, engloba conceitos das disciplinas de Redação, História, Língua Portuguesa e Literatura, e tem como intuito o desenvolvimento da produção audiovisual no ambiente escolar de forma a integrar os ensinamentos da sala de aula.

O cinema é uma forma de arte que reflete e influencia a cultura e a sociedade, combinando elementos visuais, narrativos e técnicos para criar e contar histórias. É um recurso riquíssimo na formação dos jovens.” diz Mariana Guaraná, diretora da Escola Nova by SIS.

Os alunos que participam do projeto escolhem álbuns emblemáticos da Música Brasileira, e criam seus próprios videoclipes, experimentando cada etapa da produção audiovisual (roteiro, produção, direção, arte e montagem). Uma banca formada por professores escolhe os 12 finalistas que são exibidos no Cine Odeon e um júri, composto por profissionais voluntários da arte e do cinema, escolhem os vencedores das 8 categorias: Filme, Direção, Montagem, Roteiro, Direção de Arte, Atriz, Ator e Filme – Voto Popular.

Dentre os finalistas estavam clipes de grandes nomes, como Gil, Caetano e as saudosas Gal Costa, Elza Soares e Rita Lee, que teve seu clipe ovacionado pelo público presente. Estrelas emergentes como BK, Baco Exu do Blues e Luedji Luna também estavam representadas. O grande prêmio da noite ficou com “Deusa Urbana”, de Caetano Veloso, na categoria melhor filme.

VENCEDORES 2023

Melhor Direção – Gal Costa – Mãe da Manhã

Melhor Roteiro – Caetano Veloso – Deusa Urbana

Melhor Montagem – Gal Costa – Mãe da Manhã

Melhor Direção de Arte – Bala Desejo – Baile de Máscaras

Melhor Ator – Philippe Javoski

Melhor Atriz – Joana Leze

Melhor Filme Voto Popular – Titãs – Enquanto houver sol

Melhor Filme 3º lugar – Gilsons – Cores e nomes

Melhor Filme 2º lugar – Gal Costa – Mãe da Manhã

Melhor Filme 1º lugar – Caetano Veloso – Deusa Urbana

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded