Jornal DR1

“Festival Estrelando Dança”

 

*Por Marynês Meireles 

O Jornal DR1 compareceu ao Festival “Estrelando Dança”, no dia 14 de outubro, no Teatro Fashion Mall. O evento foi promovido por Regina Ribeiro, bailarina solista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, atriz e jornalista. 

O festival contou com diferentes modalidades de dança. Haviam bailarinos de academias assim como bailarinos independentes.  Regina Ribeiro disse que as inscrições foram gratuitas porque queria, além de exibir várias modalidades, trazer bailarinos de diferentes idades (de 6 anos a 62 anos). Uma mistura saudável! Segundo Regina, “a dança deixa as pessoas mais jovens e mais felizes”. 

A Companhia Século XXI, de Belo Horizonte, do coreógrafo Diego López, abriu o Festival com a coreografia “I CAN’T BREATHE”. Simplesmente emocionante! Um dos seus métodos de dança chama-se “Método de composição coreográfica instantânea”. A bailarina aprende a criar e executar na hora. Na sua formação, Diego entende que “só a arte sensibiliza! Quanto mais sensíveis as crianças e os adolescentes cresçam, melhores e mais humanos serão. Isso só a arte consegue. É o único caminho.” Diego López é encantador.

Márcia Pinheiro e Luiz Aradi compuseram a mesa de jurados. Luiz aceitou imediatamente o convite de Regina Ribeiro para estar no festival por acreditar que seres humanos precisam de oportunidades e os festivais de dança são sempre momentos para as pessoas trocarem informação, se conhecerem, mostrarem o seu trabalho, serem apreciadas. Marcia Pinheiro, conceituadíssima no meio da dança, disse que o festival trouxe muitos talentos. Pessoas trazendo força, garra, alegria! É sobre encantar.  Os bailarinos se preparam com uma utopia até que se torna realidade, no aqui e agora. Eles se preparam com a técnica, o físico, mas a paixão, a alma, é a consciência, que eles demonstram no palco.

Em relação às premiações, a academia Centro Comercial de Dança ganhou vários prêmios na categoria Dança Urbana. 

Igor Soares ganhou o prêmio de melhor coreógrafo do festival com a coreografia INTIMIDADE. Uma coreografia emocionante que trouxe as suas vivências para o palco. Ele disse ter ficado surpreso e foi muito merecido. 

Ana Elise, uma bailarina de 6 anos, ganhou dois prêmios e foi maravilhoso vê-la dançando com os adultos. Ela dança na Pink Brasil Escola de Artes. Recebeu o prêmio de primeiro lugar na categoria Solo Livre e Destaque Infantil. 

Regina Lopes, 61 anos, dançarina de Dança do Ventre, recebeu a medalha de segundo lugar. Ela também dança contemporâneo, dança cigana e flamenco. “A dança não tem que ter uma idade e a dança faz a gente se amar. Enquanto eu puder dançar, eu vou dançar!”, declarou Regina Lopes.

E assim, nós do Jornal DR1, a CEO Ana Cristina Campelo, o jornalista Carlos Augusto Aguiar, as amigas Mônica Ramos, Ana Julia, Ana Beatriz e Luiza Freitas, terminamos mais essa cobertura, encantados com tanta beleza e arte. 

 

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded