O ensino presencial está de volta nesta segunda-feira (02) para 1.542 unidades escolares da rede municipal do Rio. Segundo a prefeitura, isso significa que mais de 99% dos colégios vão receber estudantes desde o berçário à educação de jovens e adultos, incluindo as classes especiais.
A prefeitura diz que todos os protocolos sanitários e de distanciamento social nas salas de aula e nos demais espaços, incluindo os refeitórios, serão seguidos.
Para que pudessem seguir todas as regras de proteção contra a Covid-19 e fazer pequenos ajustes estruturais, escolas receberam recentemente R$ 18,1 milhões da Secretaria Municipal de Educação (SME). É considerada apta ao retorno às atividades a unidade que está adequada a um checklist sobre insumos e instalações. São necessários: distanciamento seguro, instalações de dispensadores de álcool 70º em gel no prédio ou funcionário aplicando o produto nas mãos dos alunos e, entre outras medidas, bebedouros adaptados com torneira para enchimento de copos e garrafas.
A secretaria já distribuiu 800 mil máscaras descartáveis. Além disso, em maio, foram adquiridas 336 mil unidades do modelo PFF2. Cada profissional das escolas recebeu seis máscaras desse tipo. Os alunos das escolas ainda não reabertas poderão seguir estudando por meio do ensino remoto.