Jornal DR1

Fiocruz estimula ciência entre alunas de escolas públicas do Rio

Nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) abrirá suas portas para meninas estudantes de escolas públicas do ensino médio no estado do Rio de Janeiro. A ação vista comemorar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado em 11 de fevereiro.

Além de conhecerem os espaços históricos da Fiocruz, as alunas selecionadas serão acompanhadas por cientistas mulheres da instituição, que irão apresentar a rotina da profissão. A atividade é voltada, exclusivamente, para estudantes mulheres matriculadas em 2023 no ensino regular de escolas da rede pública, Ensino Médio.

No último dia, as estudantes participarão de um evento aberto ao púbico no qual poderão compartilhar as experiências vividas durante a visita aos laboratórios e espaços de pesquisa da instituição.

As selecionadas vão conhecer o campus da Fiocruz em Manguinhos, na zona norte do Rio, visitar laboratórios, vivenciar atividades de pesquisa e conversar com mulheres cientistas.

O programa busca despertar entre as estudantes o interesse nas áreas de ciência, tecnologia e inovação em saúde pública, destacando a trajetória de mulheres cientistas da Fiocruz.

O período de inscrições para participar vai até 22 de janeiro, e as regras podem ser consultadas no site do programa (https://campusvirtual.fiocruz.br/gestordecursos/hotsite/imersaonoverao/inscreva-se/7130).

A coordenadora de divulgação científica da Fiocruz, Cristina Araripe, contou para a Agência Brasil sobre a importância da inscrição de meninas de todas as partes do Rio, moradoras do interior, Baixada Fluminense, favelas e comunidades tradicionais, matriculadas em escolas municipais, estaduais e federais.

“A gente tem uma expectativa de receber muitas inscrições. Temos 100 vagas, e a gente vai adotar, com certeza, critérios ligados à diversidade”, disse Cristina, que adianta que o programa vai ser realizado primeiro no Rio de Janeiro, mas depois será levado aos 10 estados em que a Fiocruz tem centros de pesquisa.

Além de preencher as informações necessárias e enviar autorização dos responsáveis, as candidatas deverão responder às seguintes perguntas, com 100 palavras cada: “Qual a importância das mulheres na ciência?”; e “Quais são as principais áreas de conhecimento do seu interesse?”.

A Coordenação do Programa Fiocruz Mulheres e Meninas na Ciência selecionará as alunas de acordo com as regras desta Chamada.  A decisão da Coordenação será divulgada será divulgada on-line na aba Resutado no dia 27 de janeiro de 2023.

As alunas selecionadas que não encaminharem os documentos exigidos no Art. 9º da Chamada até o dia 3 de fevereiro de 2023, às 23h59, não poderão participar das atividades previstas.

 

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24