Jornal DR1

FIRJAN inaugura Centro de Referência em Metal Mecânica e Instituto SENAI de Tecnologia Engenharia e Design Industrial

IMG-20250818-WA0117

Nesta segunda-feira, 18 de agosto de 2025, a FIRJAN, por meio do SENAI, inaugurou o Centro de Referência em Metal Mecânica e o Instituto SENAI de Tecnologia Engenharia e Design Industrial, em sua unidade de Vila Isabel, no Rio de Janeiro. O novo espaço, que funcionará como um polo de inovação, pesquisa aplicada e capacitação profissional, foi projetado para impulsionar o desenvolvimento do setor metal mecânico, estratégico para a economia do estado e do país.

A cerimônia contou com a presença de sindicatos representativos da indústria metalúrgica e metal mecânica, como SINMETAL/CEMRIO, SIMME, SINDMETAL CN, METASUL, SINDMEC, SINDMETAL NO, SIMMEC, SINDICER MVP, SINGRASUL e SIMAGRAN, além de representantes de empresas e gestores do Sistema S, estiveram presentes, além do Presidente da FIRJAN Luiz Césio Caetano, Raul Sanson, Vice-presidente da FIRJAN, Alexandre dos Reis, diretor Regional do SENAI e diretor-superintendente do SESI, Ana Cristina Monteiro Carvalho, gerente executiva regional de Centros de Referência, e Eduardo Lorenzo, gerente de operações do Centro de Referência em Metal Mecânica.

Um passo importante

Em discurso, o presidente da FIRJAN destacou que a inauguração representa um marco para o setor, oferecendo às empresas do estado uma estrutura completa para o desenvolvimento de novas tecnologias, a formação de mão de obra altamente qualificada e a promoção de soluções industriais orientadas pela manufatura digital e pelo design industrial.

Segundo ele, “o setor metal mecânico é a base para a existência de máquinas, veículos e equipamentos, e agora passa a contar com um espaço que integra competências multidisciplinares, desde o projeto conceitual até a prototipagem, fortalecendo a competitividade da nossa indústria”.

Impacto no setor e no PRODIMM novo Centro já inicia suas atividades oferecendo cursos de especialização e formação profissional em áreas estratégicas, como soldagem, mergulho raso profissional, corte e soldagem subaquática, montagem e manutenção de instalações, operação de empilhadeiras, pintura industrial, além de treinamentos voltados a emergências médicas subaquáticas.

A iniciativa fortalece diretamente o PRODIMM – Programa de Desenvolvimento da Indústria Metal Mecânica do Rio de Janeiro, desenvolvido em conjunto por sindicatos do setor, presentes no evento. O programa tem como objetivo elevar a competitividade das empresas fluminenses, apoiar a inovação tecnológica e contribuir para a formação de uma rede de colaboração entre sindicatos, empresas e instituições de ensino.

Um marco para o futuro da indústria fluminense

Para os sindicatos e entidades presentes, a inauguração representa um passo decisivo para consolidar o Rio de Janeiro como referência nacional em metal mecânica.

A articulação entre FIRJAN, SENAI e os sindicatos do setor cria um ecossistema mais preparado para enfrentar os desafios da indústria 4.0, promover o avanço da tecnologia e abrir caminhos para novos negócios. Com a integração entre inovação, capacitação e associativismo, o novo Centro de Referência em Metal Mecânica simboliza um momento histórico para a indústria fluminense, reforçando o papel do PRODIMM e o compromisso do setor em preparar o futuro da produção e do trabalho no Brasil.

Confira também

Nosso canal