Jornal DR1

Firjan Sesi garante a estudantes carentes vagas gratuitas para ensino médio

Foto Divulgação

Inscritos passarão por processo seletivo; são 80 vagas disponíveis para duas turmas de 1ª série com aulas em turno integral

A Firjan Sesi Itaperuna, no Noroeste Fluminense, abriu 80 vagas gratuitas para o Novo Ensino Médio (NEM) com formação técnica e auxílio financeiro para jovens em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa é da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi).

As inscrições estão abertas até o dia 9 de novembro e podem ser feitas pelo site msnconcursos.com.br ou pelo telefone 0800 0231 231. Os candidatos passarão por um processo seletivo, e os aprovados terão acesso gratuito ao curso e poderão participar do programa “Dever de Casa”, que oferece um auxílio financeiro de até R$ 3 mil ao longo do ano letivo.

Podem participar jovens com no mínimo 14 anos até dezembro de 2025, que tenham concluído ou estejam concluindo o 9º ano do ensino fundamental, com renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio. Também é necessário que a família esteja registrada no CadÚnico e no Programa Bolsa Família.

As provas serão realizadas no dia 29 de novembro, com 50 questões de língua portuguesa, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. 5% das vagas serão reservadas para pessoas com deficiência (PCD).

Segundo o presidente da Firjan Noroeste Fluminense, José Magno Vargas Hoffmann, a unidade de Itaperuna vai iniciar o projeto com duas turmas da 1ª série do Novo Ensino Médio, em tempo integral, com opções de cursos técnicos em eletrotécnica e desenvolvimento de sistemas. “A meta é alcançar 240 alunos em três anos”, destacou Hoffmann.

O presidente também anunciou que estão sendo investidos R$ 19 milhões na ampliação da estrutura da unidade, com a construção de seis novas salas de aula, três laboratórios de TI, sala de robótica, biblioteca, novo refeitório e um Firjan Senai Lab de nível 2. As obras têm previsão de conclusão para o início de 2026.

Para manter o benefício do programa “Dever de Casa”, o estudante deverá ter frequência mínima de 80%, nota igual ou superior a 60% em todas as disciplinas e aprovação integral ao final do ano letivo.

Inaugurada em 1993, a unidade da Firjan Sesi Itaperuna atualmente atende 244 alunos do ensino fundamental. Com a nova expansão, a instituição vai consolidar a integração do ensino médio com formação técnica na região.

Confira também

Nosso canal