Por Sandro Barros
A Datafolha divulgou, em 17 de setembro, uma pesquisa atualizada sobre a preferência dos brasileiros quando o assunto é futebol. A análise nacional indica o Flamengo como o clube com maior número de torcedores no país. Segundo a pesquisa, o rubro-negro carioca tem a preferência de 20% dos brasileiros, seguido por Corinthians, com 14%. Outro cube carioca, o Vasco, aparece na pesquisa em quinto lugar. Já Botafogo e Fluminense ficaram, respectivamente, em 12º e 13º na pesquisa.
A pesquisa ouviu 2.878 pessoas (maiores de 16 anos de idade), entre os dias 29 e 30 de agosto, em 175 municípios espalhados pelo Brasil. A margem de erro da análise é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Veja a colocação dos clubes brasileiros, segundo a pesquisa: Flamengo (20%); Corinthians (14%); São Paulo (8%); Palmeiras (6%); Vasco (4%); Cruzeiro (4%); Grêmio (4%); Internacional (3%); Santos (3%); Atlético-MG (2%); Seleção Brasileira (2%); Botafogo (1%); Fluminense (1%); Bahia (1%); Sport (1%); Santa Cruz (1%); Fortaleza (1%); Vitória (1%); e Ceará (1%). Além deste, outros clubes aparecem com 3%, assim como 22% disseram não ter clube de futebol.
O Datafolha ainda detalha os dados estatísticos capturados para análise por cor, renda familiar mensal e região do país. Entre estes aspectos, o Corinthians lidera apenas entre os brancos. Entre os negros, a diferença é de 24% para o Flamengo contra 11% do alvinegro paulista. A diferença entre os dois clubes de Rio e São Paulo também aparece na renda mensal. Entre os indivíduos mais ricos do país, o clube da Gávea vence com ampla vantagem, com 24% contra 10% dos corintianos. Assim como entre os mais humildes, o Flamengo lidera com 22% da população brasileira.
Com relação às regiões do país, no Sul, o Grêmio lidera com 23%, seguido por Internacional, com 17%, e Corinthians, com 11%. No Norte, com 39%, e Nordeste, com 27%, o Flamengo lidera no ranking de simpatizantes. Já no Centro-Oeste do Brasil, Fla e Corinthians se aproximam: 28% para os cariocas contra 18% dos paulistas. Assim como no Sudeste, a liderança é do alvinegro, com 18%, contra 17% do rubro-negro, seguidos por São Paulo (11%), Cruzeiro (8%) e Atlético-MG (5%).
Em comparação com a pesquisa anterior feita pelo instituto em janeiro de 2018, o Flamengo subiu de 18% para 20% (dentro das devidas margens). Entre os dois clubes que se mantém na liderança entre as últimas avaliações feitas, o Corinthians se manteve com 14% em ambas as avaliações. A vantagem do Flamengo é maior do que a margem de erro desde 2012, ano em que a pesquisa foi feita pouco antes do título Mundial do Corinthians − ano em que os clubes registraram um empate numérico, com 16%.
Foto: Alexandre Vital/CRF