Jornal DR1

FORÚM20

Jornada G20 do Fórum da Alerj  2024 discute educação, empreendedorismo e soluções sustentáveis e inclusivas

Entre os dias 4 e 8 de novembro, o Palácio Tiradentes  sediou um evento que discutiu  sobre os desafios globais e as soluções inovadoras para um futuro sustentável,  a Jornada G20 do Fórum de Desenvolvimento Estratégico da Alerj. O evento, inspirado no modelo do G20 Social, reuniu representantes da sociedade civil, empresas, especialistas e formuladores de políticas públicas para discutir temas centrais ao desenvolvimento global. A iniciativa, gratuita e aberta ao público, teve como objetivo construir um documento final que será encaminhado à Cúpula do G20 no Brasil..

A deputada estadual Tia Ju, que preside o Fórum pela Mesa Diretora da Alerj, destacou a importância do evento para o Estado do Rio de Janeiro, capital do G20 em 2024. “Essa Jornada é uma oportunidade de promover debates que impactam diretamente a formulação de políticas públicas. O Fórum da Alerj tem sido um espaço ativo para discutir temas globais, e com a Jornada, trazemos essas discussões ainda mais próximas da sociedade. É um momento crucial para pensar em soluções sustentáveis, inclusivas e inovadoras,” afirmou.

O presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar, sublinhou o caráter democrático da Jornada. “Essa é uma excelente oportunidade para que a sociedade fluminense participe de debates globais. Queremos ouvir todos os setores e levar suas vozes às instâncias globais de decisão. É um evento gratuito, que abre espaço para quem deseja aprender e contribuir para o futuro do Brasil e do mundo.”

Os debatedores falaram sobre educação, inclusão digital, empreendedorismo, novas profissões e avanço tecnológico. 

“O país precisa de mais qualificação, escolaridade, emprego e mão-de-obra;. No mundo atual é necessário o indivíduo adquirir e adaptar competências.”, disse Paulo Millet, consultor empresarial e educacional.