Um cidadão francês procurado pela Interpol foi detido pela Polícia Federal na noite de quinta-feira (13) no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão. O homem, cujo nome não foi revelado, era foragido por violência doméstica e possuía um alerta de difusão vermelha — a lista internacional de indivíduos procurados.
Segundo as autoridades francesas, ele era acusado de agredir a companheira com o auxílio do sobrinho. O mandado de prisão foi emitido pela Justiça da França após a coleta de provas e dos depoimentos da vítima e do próprio sobrinho, que confirmou o episódio.
A prisão no Brasil foi realizada com base em um mandado de extradição expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). As investigações indicam que o suspeito passou por diversos países antes de chegar ao Rio. Após fugir da França, ele seguiu para a Bélgica e, posteriormente, para o Senegal, onde também possui nacionalidade. Do continente africano, embarcou em um voo com conexão em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, até desembarcar no Galeão.
Após a captura, o francês foi encaminhado ao sistema prisional do Rio de Janeiro, onde permanecerá à disposição da Justiça até a conclusão do processo de extradição solicitado pelo governo francês.





