Jogador do Flamengo foi denunciado com base no artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem e deve ficar sem jogar até abril de 2025
Gabriel Barbosa, mais conhecido como Gabigol, atacante do Flamengo, recebeu suspensão de dois anos de sua atividade no esporte pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD/AD), por tentativa de fraude no exame antidoping. Em julgamento encerrado na segunda-feira (25), o placar ficou 5 a 4 a favor da punição do atleta. Gabigol deve cumprir a medida até abril de 2025, já que começou a contar a partir de abril de 2023, período que, segundo investigação, a fraude ocorreu.
O jogador, denunciado com base no artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, nega as acusações. Ele diz que confia que será inocentado e que vai entrar com recurso. O time declarou apoio ao atacante.
“O Clube de Regatas do Flamengo, tomando conhecimento do resultado do julgamento do seu atleta Gabriel Barbosa, no sentido de aplicação de pena de suspensão de 2 anos, até abril de 2025, por 5 votos pela condenação e 4 pela absolvição, vem a público dizer que recebeu com surpresa a referida decisão e que auxiliará o atleta na apresentação de recurso à Corte Arbitral do Esporte, uma vez que entende que não houve qualquer tipo de fraude, nem mesmo tentativa, a justificar a punição aplicada”, diz nota do clube rubro-negro.
Gabigol foi acusado de dificultar a realização do antidoping. O jogador recebeu a notificação sobre a situação no dia 30 de maio. Mesmo que tenha realizado o exame e testado negativo, segundo o artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, a atitude relatada pelos oficiais de coleta se encaixa como “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”.
Durante a realização do exame, conhecido como ‘doping surpresa’, no centro de treinamento do Flamengo, realizado pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Gabigol apresentou comportamentos suspeitos e negativos.
Um dos aspectos mencionados na denúncia refere-se à demora do atacante em submeter-se ao exame e o não cumprimento adequado de alguns procedimentos. Com exceção de Gabigol, todos os atletas do Flamengo realizaram o teste antes do treinamento das 10h. O caso ocorreu em 8 de abril de 2023, no Ninho do Urubu.
“Estou decepcionado com o resultado do julgamento, mas seguirei cooperando com as autoridades esportivas e confiante de que minha inocência será comprovada e restabelecida pela instância superior”, disse o jogador em seu pronunciamento através das redes sociais.