Dado foi divulgado pela Fecomércio nesta quarta-feira (27.03) durante evento com a presença da secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes
Um estudo inédito apresentado na última quarta-feira (27), mostrou que os turistas nacionais e internacionais deixaram R$2,35 bilhões no Rio de Janeiro durante o Carnaval. O anúncio foi feito pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFEC-RJ) durante evento na capital fluminense e contou com a presença de autoridades como a secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes.
Segundo o levantamento do IFEC-RJ, vinculado à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), o valor considera despesas com itens a exemplo de hospedagem, restaurantes, entretenimento e da compra de produtos. A análise, que ouviu 1,4 mil turistas brasileiros e estrangeiros, também revelou que 91,8% dos entrevistados estiveram na cidade para lazer, férias ou atraídos pela folia de Momo.
O levantamento indicou que 41,9% dos visitantes consultados estiveram no Rio de Janeiro pela primeira vez, enquanto outros 58,1% já haviam visitado o estado anteriormente (6 vezes, em média). Outro achado da pesquisa é o fato de 33,1% dos ouvidos terem afirmado que foram ou pretendem conhecer outras cidades fluminenses, destacando localidades como Búzios, Arraial do Cabo, Angra dos Reis, Cabo Frio, Paraty, Petrópolis e Niteroi.
A secretária Ana Carla Lopes avalia que os números reforçam a grande contribuição do estado ao desenvolvimento do turismo nacional. “Os dados comprovam que o Rio de Janeiro ocupa um lugar extremamente importante na promoção do nosso turismo, tanto internamente quanto externamente. Não é à toa que a cidade do Rio receberá, neste ano, reuniões do G20, o grupo das maiores economias mundiais, incrementando ainda mais a chegada de visitantes à sua capital e ao estado como um todo”, observa.
O estudo promovido pelo IFEC-RJ mostrou uma boa avaliação dos turistas nacionais e internacionais nos quesitos de acessibilidade e transporte; alojamento e acomodação; gastronomia; recreação e lazer e hospitalidade, com índices de aprovação que variam de 81,1% a 93,3%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 05 e 19 de fevereiro deste ano nas praias de Copacabana, Ipanema, Leblon e da Barra da Tijuca, além do Sambódromo da Marquês de Sapucaí, com entrevistas de visitantes brasileiros (exceto moradores do próprio estado do Rio de Janeiro) e estrangeiros. O nível de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.