Talento precoce na cozinha
Filha de peixe, peixinho é. Raquel Moreira, 12 anos, filha da secretária de cultura do Estado do Rio de Janeiro, adora cozinhar e aproveita suas férias para aprender ainda mais no IGA, Instituto Gastronômico das Américas, na unidade em Duque de Caxias. E, como a gastronomia é uma forma de refletir a identidade, tradições e valores de um povo e uma expressão da diversidade cultural, pois cada país, região e cultura tem sua própria identidade culinária, a pequena talentosa segue os passos da mãe, secretária de estado de cultura e economia criativa, Danielle Barros.
Raquel nesta ano cursa o 6° ano no Colégio Antares. Ela tem um canal no Instagram, que ensina receitas aprendidas no curso e aprendizados com chefs renomados como Morena Leite do Capim Santos, a masterchef Paula Salles e outros que sempre a convidam para dividir o fogão. Ela tem tem sido convidada para ministrar aulas e palestras em escolas municipais, assinar cardápios infantis e, recentemente, deu um curso para crianças de uma ONG, em Conservatória.
Considerada um fenômeno, se formou chef no IGA, aos 10 anos de idade, após 2 anos de estudos. Hoje prepara refeições para toda a família, que incluem sua mãe, Danielle, sua tia Aline Moreira, que é vice-prefeita de Caxias, o tio, deputado federal Áureo Ribeiro e a avó professora Marise, a eterna secretária de educação de Duque de Caxias.
Com mais de 140 escolas, o IGA é a maior rede de institutos culinários do mundo, com presença em 5 países. O aluno IGA não precisa se preocupar com nada. O Instituto disponibiliza material teórico e prático próprio e também uniforme. O futuro chef vai aprender diversas técnicas e receitas em um ambiente moderno, com utensílios de marcas conhecidas e professores renomados no mercado.
No curso de Alta Cozinha e Gastronomia do IGA, o aluno aprende desde a cortar os alimentos à apresentação dos pratos preparados. Tudo que envolve a alimentação de diversos países, como México, Japão, Brasil é ensinado. Do salgado ao doce, não esquecendo das bebidas.