Jornal DR1

GLOCAL Experience: expo, agenda cultural e interações para estimular o debate sobre o futuro

A GLOCAL Experience, que acontece de 09 a 17 de julho, na Marina da Gloria, será palco de discussão e intensa troca de conhecimento sobre os desafios do desenvolvimento sustentável. Uma programação repleta de intervenções artísticas e culturais, música, cinema, gastronomia, interatividade e espaço para diálogos e debates com personalidades do setor e público em geral.

O objetivo é que a GLOCAL Experience continue suas atividades até 2030, atuando como um laboratório de inovação social para que sejam estabelecidos diálogos com diversos setores da sociedade em prol de um futuro mais sustentável.

Veja algumas atrações da Expo e a agenda de atividades da GLOCAL Experience

Sobre a Expo

A Expo abriga uma série de experiências conectadas, que exemplificam os desafios da sustentabilidade. No espaço, o público poderá ver 17 cubos em larga escala representando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, indicados pela ONU. Além de diversas informações relevantes e visual impactante, terão uma das faces grafitadas ao vivo (live painting) ao longo dos dias de programação.

Para chamar atenção sobre o acúmulo de resíduos e reciclagem, o espaço será também tomado pela “Onda de Resíduos”, instalação que remete a uma onda do mar composta de materiais de descarte, com três metros de altura.

Também na Marina estará a curiosa intervenção “Eggcident”. Buscando apresentar de forma lúdica o tema do aquecimento global, o artista holandês Henk Hofstra criou a instalação que traz ovos que foram fritos pela quentura do planeta.

Passeando pelo espaço, o Homem Refluxo, performance do artista Peri Pane, irá conscientizar as pessoas sobre a produção de lixo, acumulando em seu corpo materiais descartados que podem ser reciclados. Também estará presente o Homem Sustentável, personagem do performer Francesco D´Avila, em uma performance para provocar uma reflexão sobre o impacto provocado pelo homem na natureza.

 

Arena de Diálogos

Espaço de discussão e reflexão colocando na pauta prática desafios do dia a dia e a necessidade de mudanças de atitudes e comportamentos. Um palco-arena preparado para receber empreendedores sociais, personalidades e agentes de transformação para discutir temas de forte relevância social.

 

Data e Horário Tema Participantes
09/07 — 15h Expandindo a Cultura da Moda Day Molina, Larissa Greven (Oficina Muda) e Ana Paula Xongani

Mediação: Yamê Reis

10/07 — 15h Consciência Social e Ambiental também começa no prato Gabriela Kapim, Regina Tchelly (Favela Orgânica) e Gastromotiva Mediação: Casé Pecini
11/07 — 15h Música, Potência da Periferia Mcs Marechal e Santi

Mediação: Diana Bouth

12/07 — 15h Água, futuro líquido Projeto Marulho e Letícia Nunes

Mediação: Raull Santiago

13/07 — 15h Arte no Combate ao Racismo FAIM Festival e Karina Vieira

Mediação: Douglas Silva

14/07 — 15h Outras Imagens da Cidade Rafaela Pinah e agência SILVA

Mediação: MV Bill

14/07 — 16h15 Nova geração na linha de frente do combate à crise climática Amanda Costa, Txai Suruí, Danilo Farias, João Henrique e Ana Lucia Azevedo
15/07 — 15h Clima e Sociedade: o grito das juventudes Marcelo Rocha e Isvilaine Conceição

Mediação: Leandra Leal

16/07 — 15h A importância das mulheres no avanço das ODS Djamila Ribeiro e Carla Akotirene
17/07 — 15h Lideranças Femininas Sil Bahia, Pamela Carvalho e Kaê Guajajara
17/07 — 16h15 ODS da ONU e o porquê precisamos falar sobre isso Denise Hills, Carlo Pereira e Raull Santiago

Mediação: Regina Casé

 

Nesse espaço também terá acontecerá a agenda Aquário, com conversas rápidas sobre temas de relevância:

 

Data e Horário Tema Participantes
09/07 — 11h Quais os papéis das juventudes nas pautas climáticas?​ Engajamundo
09/07 — 16h15 É possível hackear a publicidade e contar novas histórias? Silva
10/07 — 11h Como estimular infâncias saudáveis e engajadas na transformação para futuros possíveis? Crespinhos SA
10/07 — 16h15 Como as construções de gênero influenciam nas soluções de segurança alimentar nas periferias? Redes da Maré e Gastromotiva
11/07 — 16h15 A maneira que a mídia tradicional e a academia comunicam crise climática funciona para todes? Marechal, Santi, Perifa Connection
12/07 — 16h15 Como conscientizar sobre os desafios e criar novas soluções a partir dos diversos repertórios “beiradeiros” no Brasil? Raull Santiago
13/07 — 16h15 Contar as próprias histórias, colher os próprios dados e desenhar as soluções. Como potencializar os aprendizados das soluções sociais surgidas nas periferias?​ Douglas Silva e Lab Jaca
15/07 — 16h15 Gambiarra e Tecnologia: como incrementar essas trocas e conversas rumo ao acesso e à energia limpa?​ Leandra Leal e Revolusolar
16/07 — 11h Como engajar outras gerações na luta climática, a partir de movimentos jovens?​ Engajamundo
16/07 — 16h10 O que é a Agenda 2030? Como funciona? Qualquer um pode colaborar?​ Carla Akotirene e Casa Fluminense
17/07 — 11h Como repassar conhecimentos ancestrais ​ e estimular a harmonia com a natureza desde a primeira infância? Infâncias na Aldeia Maracanã

 

Espaço Oficinas

Diariamente serão realizadas Oficinas com temas diversos de forte impacto na sociedade como:

  • Envelhecimento Ativo / Fisioterapia Preventiva
  • Jardinagem Comestível
  • Como cuidar do seu lixo
  • Customização de roupas
  • Oficina Cacarecos – Construção de brinquedos
  • Cadernos Criativos: reaproveitar papel, ressignificar a vida e se reinventar

Infantil

Na agenda infantil estarão atividades horta caseira, mosaico, tintas naturais, além do Espaço Criança, com brinquedos lúdicos.

Cinema

Em parceria com a Maria Farinha Filmes, será exibida uma produção por dia na GLOCAL Experience. Nos fins de semana, acontecerão também debates na intenção de aprofundar os temas das obras apresentadas.

Entre os títulos selecionados estão filmes e documentários como “Aruanas, “A Juíza”, “Mesa para Todos”, “A água que faltava”, “Piripkura”, “A fonte da juventude”, “O começo da vida 2: Lá fora”, “Longe da Árvore” e “O som do rio”.

 

Agenda Cultural

Slam – performance de Kimani, que venceu o Slam BR 2019 e representou o Brasil na Copa do Mundo de Poesia Falada na França (La Coupe du Monde de Slam).

Dança — Davi Pontes, coreógrafo e pesquisador, natural de São Gonçalo (RJ). Entre suas obras está a EscolaRepertório de Autodefesa, coreografia que remete a uma dança com movimentos de autodefesa.

Música – shows com a cantora Brisa Flow que mistura Rap com cantos ancestrais, Jazz, Eletrônico e Neo/Soul; o líder espiritual Txaná Ikakuru, presidente da organização sem fins lucrativos Instituto Yube Inu; o cantor e compositor Marcelo Jeneci; a cantora trans indicada do Grammy Latino, Assucena; e o cantor Caio Prado.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded