Uma categoria com status oficial de Campeonato Interestadual que dá água na boca dos saudosistas dos nossos tão amados carros clássicos.
A Categoria teve seu início em 2018, como prova festiva para compor a programação preliminar da Cascavel de Ouro, com grid de 44 carros.
Em 2019 houve mais uma edição festiva acompanhando a Cascavel de Ouro, em novembro daquele ano, na qual os 50 carros (limite da pista) foram inscritos com cinco meses de antecedência, os participantes solicitaram uma edição extra antes disso e, na contramão da cronologia, outra edição foi realizada em Interlagos, em setembro/19, com 54 carros no grid.
A boa aceitação fez com que a Gold Classic, com chancela das federações de automobilismo do Paraná e de São Paulo, assumisse em 2020 status oficial de Campeonato Interestadual, e quem sabe para 2021 este campeonato não venha a abranger mais Estados da Federação.
A Gold Classic tem sete subcategorias, baseadas nas configurações técnicas de cada carro. A exigência primordial, válida para todas, é que os modelos de carros tenham fabricação de 1993 para trás.
O calendário original para 2020 previa quatro etapas, sendo três com duas corridas de 30 minutos, cada, e uma de longa duração, com duas horas.
A primeira etapa, dia 1º. agosto em Cascavel, teve 30 carros, e a segunda etapa, dia 11 de outubro em Curitiba, teve 54 carros inscritos (largaram 52).
A etapa final, dia 28 de novembro em Interlagos, tem 62 carros inscritos (limite da pista) e outros 18 na fila de espera.
Todas as edições da Gold Classic tiveram transmissão ao vivo na internet com geração de imagens da Master/CATVE, Algumas edições tiveram também transmissão de TV, ao vivo (Rede Cultura do Paraná) ou em VT (National Sports Channel e programa “Velocidade Máxima”, que é distribuído a várias emissoras de sinal a cabo).
Por, Marcelo Servidone, Dr., CEO Grupo Servidone