Doença matou 178 pessoas no estado
O governo do Rio de Janeiro decretou o fim da epidemia da dengue no estado, na última terça-feira (11). A decisão foi publicada no Diário Oficial do estado, e é baseada em análises técnicas do Centro de Inteligência em Saúde (CIS), da Secretaria de Saúde.
De acordo com o monitoramento, o número de casos está em queda em todas as regiões fluminenses por mais de 4 semanas consecutivas, atingindo o nível 1 do Plano de Contingência Estadual Contra a Dengue.
Em fevereiro, o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), decretou uma epidemia depois que o estado registrou mais de 91 mil casos prováveis da doença no Rio, e com maior número em apenas uma semana. Entre 18 e 24 de fevereiro, foram 27 mil registros.
Em março, foram relatados 85 mil casos, quantidade que diminuiu para 42 mil em abril. Em maio, a redução foi ainda mais significativa, com apenas 18 mil ocorrências — um número 57% menor em comparação ao mês anterior.
“Os índices atuais são os mais baixos desde o início da epidemia de dengue em todas as regiões do nosso estado, o que nos deu tranquilidade para reavaliar a medida. Apesar disso, os cuidados devem continuar, com a população mantendo a checagem semanal em suas casas para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti”, disse a secretária de Saúde, Claudia Mello.
Na semana epidemiológica mais recente avaliada pelos técnicos da secretaria, correspondente ao período de 26 de maio a 1º de junho, registraram-se 1.467 casos prováveis de dengue. Desde janeiro deste ano até 10 de junho, foram contabilizadas 268.947 mil pessoas infectadas e 178 óbitos causados pela doença.