No mês da mulher, deputado Samuel Malafaia faz homenagem a mulheres aquaviárias
Num plenário repleto, foi realizada na quinta-feira (13/03) no Palácio Tiradentes, antiga sede da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), uma sessão solene em homenagem às mulheres aquaviárias do Brasil, realizada pelo deputado Samuel Malafaia(PL).
“Sinto-me privilegiado por liderar essa cerimônia, em que foi reconhecido o valoroso trabalho desenvolvido por essas guerreiras em favor de nosso país. No mês internacional da mulher, queremos prestigiar essas que muitas vezes, não são reconhecidas. As pessoas acham que um navio, por exemplo, só pode ser pilotado por homem, estamos aqui mostrando que existem mulheres capitães de longo curso. Uma que será homenageada pilotou o primeiro navio mercante. Essa é a nossa maneira de homenagear essas mulheres que merecem ”, disse o deputado Samuel Malafaia.
Hildelene Lobato foi a primeira mulher a ser nomeada capitã de longo curso da Marinha Mercante do Brasil em 2012. Em 2009, Hildelene assumiu o comando do navio Carangola, tornando-se a primeira mulher a ocupar o posto mais alto da hierarquia da Marinha Mercante e em 2012, foi nomeada capitã de longo curso, tornando-se a única mulher no Brasil apta a navegar pelos mares do mundo inteiro. Na cerimônia ela foi homenageada com a Medalha Tiradentes.
“É uma honra, quero agradecer à Alerj e ao deputado. Estou muito feliz por ter aberto caminho para outras mulheres. Era esse o objetivo”.
A comandante da Marinha de Guerra Maria Emília, também homenageada, falou sobre o privilégio de estar recebendo essa honraria.
“É quase que um coroamento de uma vitória, uma conquista que a gente sabe que é uma batalha constante e diária que a mulher enfrenta para mostrar seu valor com tanta delicadeza e beleza. É muito bom fazer parte desse grupo”.
A a CEO do jornal DR1, Ana Cristina Campelo também foi homenageada com uma menção honrosa. O Jornal DR1 agradece a homenagem e reconhecimento por seu papel de informar com verdade e imparcialidade.