Com agenda lotada e trenó pronto, Limachem Cherem,o fundador da Escola de Papai Noel do Brasil e Papai Noel, está a todo vapor. Durante essa semana de Natal, Limachem Cherem – conhecido como Papai Noel – vive e proporciona dezenas de experiências.
Limachem Cherem, nome artístico de Sebastião Benedito Cherem, 66 anos, é o idealizador da Escola de Papai Noel do Brasil. Ator, produtor cultural, autor de teatro e empresário, ficou conhecido no cenário circense como Palhaço Cherem. Além disso, por 22 anos Limachem foi empresário e parceiro do palhaço Carequinha, um dos mais notórios palhaços brasileiros que faleceu aos 90 anos, em 5 de abril de 2006.
Durante o Natal, Limachem Cherem percorre ruas do Rio de Janeiro oferecendo alegria, amor e toda magia que a data transmite.
No dia 25 de dezembro, domingo, às 9h, o Papai Noel Limachem Cherem realizará o Desfile de Natal com distribuição de brinquedos para crianças de Realengo. A “charrete do Papai Noel” sai há 30 anos e é esperada com ansiedade pelos pequenos moradores do local.
Durante o percurso o Papai Noel faz duas paradas: a primeira em frente à Escola Municipal Tasso da Silveira, onde os 12 estudantes Karine, Rafael, Igor, Samir, Laryssa Martins, Milena, Gessica, Bianca, Mariana, Luiza, Laryssa Atanázio e Ana Carolina (de 12 a 15 anos de idade) foram mortos a tiros em um atentado realizado por um ex-aluno do colégio, em 7 de abril de 2011. A segunda, no Memorial Praça Anjos da Paz, construído em homenagem às vítimas. Nos dois locais Limachem Cherem realiza orações pelos adolescentes e suas famílias.
O Jornal DR1 entrevistou o Papai Noel Limachem Cherem que contou sobre suas atividades e carreira.
Jornal DR1: Quando foi criada a Escola de Papai Noel do Brasil?
Limachem Cherem: A história da Escola de Papai Noel do Brasil começou em 1993, em um casarão no bairro de Vila Isabel, quando eu e Conrado Freitas (falecido em 2010) decidimos criar um curso de interpretação voltado para idosos que quisessem dar vida ao Papai Noel.
Prestes a completar 30 anos de existência, a Escola de Papai Noel do Brasil já formou gratuitamente mais de 1000 bons velhinhos. São pessoas idosas, muitas delas aposentadas ou desempregadas, que aprendem tudo sobre Papai Noel e conquistam a possibilidade de fazerem uma renda extra na época do Natal, que pode chegar a R$ 15 mil por 40 dias de trabalho.
Além de orientações sobre como tratar as crianças e suas famílias, o curso oferece aulas de interpretação teatral, improvisação, canto e músicas natalinas, oratória, trabalho corporal, maquiagem e figurinos, cuidados com a barba, oficina de brinquedo e aulas básicas de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais).
Mas, para ser Papai Noel não basta apenas se vestir de vermelho e branco. Para participar é preciso ter mais de 50 anos, barba grisalha natural e cabelos grisalhos, gostar de crianças e “não ter vícios”, como fumar ou ingerir bebidas alcoólicas.
Jornal DR1: Qual é o sentimento ao proporcionar esses sentimentos às pessoas durante o Natal?
Limachem Cherem: Quando volto pra casa no dia 26, findadas todas as atividades, meu sentimento é de felicidade e dever cumprido. Se eu não entregar presentes às crianças em Realengo, e ver os olhinhos delas brilhando, então não tem Natal pra mim.São presentes modestos, mas sempre distribuídos com muito carinho. Após isso, é descansar colocando a barba de molho para começar tudo novamente em 2023.
Jornal DR1: Quem faz parte da Família Noel Cherem?
Limachem Cherem: A minha esposa é a figurinista Fátima Cherem, responsável pela criação dos trajes natalinos dos ‘bons velhinhos’. Já Sluchem Cherem, minha filha, é especialista em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação, mestre em Cultura e Territorialidades e trabalha como produtora cultural na empresa, a Tapume Produções. Slanny Cherem, também minha filha, além de enfermeira, é coordenadora da Escola de Papai Noel do Brasil e ajudante de Papai Noel.
Jornal DR1: Papai Noel tem alguma mensagem para 2023?
Limachem Cherem: Eu desejo que o Natal seja de muita paz e união para todas as famílias. E faço convite a todos para que doem um pouco de si para o outro, porque não há melhor do que distribuir amor para o outro e ver o sorriso no rosto do outro. Que 2023 seja o ano do abraço, do afeto e do amor ao próximo! Um Feliz Natal do Papai Noel para todos!