Solenidade homenageou a primeira advogada do Brasil, reconhecida pelo Conselho Pleno da OAB
Na quarta-feira (6), a Faculdade Instituto Rio de Janeiro (FIURJ) fez uma solenidade para inaugurar a sala Esperança Garcia, considerada a primeira advogada do Brasil. Esperança era uma escrava no Piauí no período colonial e redigiu uma carta para o governador do estado na época denunciando os maus tratos que ela e outras mulheres recebiam. Pelo teor da carta, o Conselho Pleno da OAB reconheceu elementos jurídicos e a reconheceu como advogada.
Compondo a mesa estavam o Chanceler da FIURJ, Simão Aznar Filho, a Dra Monica Santos presidente da ACAT, que discursou sobre a homenageada , a Reitora da FIURJ Carla Dolezel Aznar , a Dra Rita Cortez presidente da ACD e o Juiz Dr Guilherme Cerqueira , representando a EJUD da 1 Região. Presença ilustre da Dra Ana Cristina Campelo, CEO do Jornal DR1.
Após a mesa, seus componentes seguiram para a sala, onde a placa foi revelada. Nela, contém uma breve biografia de Esperança e também um QR Code para acessar mais informações sobre ela. Logo após, um coffee real encerrou a noite.