Beleza, história e cultura
Quem chega em Saquarema tem como boas-vindas a belela da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, ponto turístico da cidade que fica a 116 km da capital. A Igreja foi tombada por sua importância arquitetônica, histórica e cultural.
A freguesia de N. S. de Nazareth de Saquarema teve origem em uma pequena capela, onde hoje está edificada a Igreja Matriz, pelo senhor Manoel de Aguillar Moreira e sua esposa D. Catharina de Lemos, em 1662. Em 1675 essa capela foi substituída por um templo de maiores proporções construído em pedra e cal. Arruinada pelo tempo, os habitantes da parte setentrional de Saquarema requereram ao Bispo Dom José Caetano da Silva Coutinho, por ocasião de sua visita à Saquarema em 1820, permissão para erigir nova Matriz não mais no local onde se achava, mas em outro mais central que oferecesse comodidade aos moradores, já que a primitiva localização era em um promontório de mais difícil acesso. Atendendo àquela pretensão, mandou o bispo por provisão eclesiástica de 12 de maio de 1820 erguer a nova Matriz no lugar então denominado Boqueirão do Engenho, nas terras para tal doada pelo Ten. Luís José de Almeida. A ideia, porém, de remover a sede da Igreja Matriz achou viva oposição popular vencendo partidos daqueles que desejavam mantê-la no local original de 1662. A pedido do Vigário local, o Pe. Antônio Joaquim de Freitas, e com grande apoio popular, foi autorizada erguer a nova Matriz em seu promontório à beira-mar, tendo sido concluída em 1837, ficando sem efeito a provisão eclesiástica de 12 de maio de 1820 que previa sua transferência para o Boqueirão do Engenho. Em torno da nova Igreja Matriz desenvolveu-se Saquarema que, em Maio de 1841, foi elevada à categoria de Vila, criando-se assim o município e sendo neste mesmo ano instalada a Câmara Municipal.
No dia 8 de setembro, no mesmo dia em que foi encontrada a imagem pelo ano de 1630, conforme conta e história local, é comemorada a festa de N. S. de Nazareth, atraindo grande número de romeiros à região. No dia 7 de setembro de 1947, véspera de mais uma festa religiosa em homenagem à padroeira, foi entronizada pelo Pe. José Zimmermann, em uma gruta localizada no sopé do morro da Igreja, a imagem de N. S. de Lourdes, formando assim um conjunto arquitetônico turístico-religioso.
A Igreja é prioridade nas visitas à cidade, tanto pela beleza arquitetônica, quanto pela sua localização privilegiada, no promontório, projetando-se sobre o mar de Saquarema. Proporciona o terceiro maior Círio de Nazareth do Brasil.
A igreja também possui um cemitério, que atrai turistas por ter uma vista de mirante para a Praia de Itaúna.
Endereço: Rua Dr. Luis Januário – Centro
Horário de visitação: Todos os dias, de 9h às 11h e de 14h às 17h.
Horário das missas:
Sábados – 20:30h
Domingos – 17:30h
TEL: (22) 2651-2482