Ao menos 8 pessoas foram infectadas em mutirão no Rio Grande do Norte
A Secretaria de Saúde de Parelhas, no Rio Grande do Norte, confirmou nesta terça-feira (15/10) que, oito pessoas que tiveram infecção após um mutirão de cirurgias de catarata, precisaram remover o globo ocular afetado. Ao todo, 15 pacientes tiveram problemas oculares e sintomas de endoftalmite, infecção pela bactéria Enterobacter cloacae.
“Infelizmente, 15 pacientes foram acometidos pela infecção bacteriana. Destes 15, 8 tiveram que retirar o globo ocular, 4 fizeram cirurgia de vitrectomia [substituição de um gel que fica dentro do olho] e 3 seguem sendo acompanhados pelos oftalmologistas”, informou o secretário de Saúde do município, Tiago Tibério dos Santos.
A cirurgia aconteceu na Maternidade Dr. Graciliano Lordão Vinte e oito pessoas foram atendidas no segundo dia, e 20 do primeiro. Todas as pessoas afetadas faziam parte do grupo de 20 pessoas da sexta-feira.
Segundo o município, cerca de 330 procedimentos do mesmo tipo foram realizados desde maio de 2022, antes do mutirão de setembro. “Apenas nesse tivemos complicações”, declarou o secretário.
Em nota, a empresa afirmou que o mutirão foi conduzido por “oftalmologista experiente, tendo seguido os protocolos médicos e de segurança exigidos”.
O mutirão foi promovido pela prefeitura e aconteceu em 27 de setembro, faltando pouco mais de uma semana para as eleições municipais. O prefeito Tiago Almeida (PSDB) foi reeleito no primeiro turno, em 6 de outubro.