Por Marynês Meirelles
No dia 14 de dezembro, o Jornal DR1 esteve presente no Planetário da Gávea, no Rio de Janeiro, para a inauguração do Instituto de Economia Criativa Brasil China (IECBC).
O IECBC tem a missão de desenvolver projetos baseados em pilares que visam o desenvolvimento sustentável e a implantação de inovação no Brasil e na China. A expectativa é de que os acordos entre os dois países possibilitem o desenvolvimento de cooperação voltados para a Medicina Inteligente, para a Cultura, para a Alta Tecnologia, para o projeto de Cidades Inteligentes e para Serviços Comerciais.
Há 14 anos a China é o maior parceiro comercial do Brasil e a cada ano essa relação se estreita mais. No ano de 2024 será celebrado o 50º aniversário do restabelecimento das relações diplomáticas entre a República Popular da China e o Brasil e a expectativa é de que tenhamos muitas celebrações entre os dois países.
Uma exposição fotográfica do fotógrafo chinês Wang Weiguang encantava a todos no hall de entrada da grande cúpula do Planetário. Essa exposição da série de Amizade China–Brasil chama-se “Brasil em Imagens” e as fotos retratam o olhar de um chinês apaixonado pelo Brasil.
Autoridades do Consulado da China e autoridades do Estado do Rio de Janeiro presentes na cerimônia assinaram a ata de fundação do IECBC, empossando Claudia Jannuzzi como Presidente do Instituto.
Para encerrar, os presentes foram convidados a admirarem a exposição fotográfica e se deliciaram com um coquetel com quitutes chineses.
A cobertura completa, com entrevistas e fotos, você pode acessar em todas as nossas redes sociais.