O Instituto PROA oferece seis mil oportunidades de desenvolvimento e empregabilidade para jovens de baixa renda no Rio de Janeiro. Em seu primeiro mês na cidade, já teve mais de 1.700 aprovados que irão se aperfeiçoar para o mercado de trabalho e se conectar com vagas de emprego, informou a prefeitura da cidade.
As inscrições para as turmas de setembro já estão abertas no site: https://plataforma.proa.org.br/
Em formato 100% digital e gratuito, o curso vai além de ensinar técnicas de como falar e se portar em uma entrevista de emprego ou produzir um currículo incrível. O objetivo do curso é a construção de profissionais sólidos, que pensem em sua carreira de maneira clara e objetiva, com autoconhecimento e capacidade de se desenvolver corporativamente.
A Plataforma PROA oferece módulos que passam por Autoconhecimento (20 horas), Planejamento de Carreira (20 horas), Projeto de Vida (20 horas), Raciocínio Lógico (20 horas), Comunicação (20 horas) e Trilha Técnica de Dados ou Trilha Técnica de Varejo (50 horas/opcional). Ao final, os alunos que concluírem estarão aptos para participarem de processos seletivos com mais segurança para vagas de posições de início de carreira e primeiro emprego. Ao final do curso todos recebem certificado de conclusão emitido pelo PROA e têm acesso a vagas de emprego disponíveis no mercado.
“Qualificação e Empregabilidade caminhando juntas, essa é a marca da SMTE (Secretaria Municipal de Trabalho e Renda). Não há nada mais valioso para mudança de perspectiva de um jovem com poucas oportunidades do que o investimento em aprendizado e capacitação para o seu futuro. Esse tem sido o norte do governo Eduardo Paes, investimento na geração de emprego e renda, qualificação profissional, políticas públicas voltadas à juventude, à mulher e às pessoas em vulnerabilidade social. O Rio já está voltando a dar certo”, diz Sérgio Felippe, secretário municipal de Trabalho e Renda.
Segundo dados divulgados recentemente pelo IBGE, o desemprego entre os jovens de 18 a 24 anos ficou em 31,4% no 3º trimestre de 2020. É o maior índice já registrado. A falta de experiência e oportunidades de estudos, aliado ao cenário da pandemia, faz com que os jovens sofram mais com o desemprego. Por isso, todo esforço e dedicação para ajudar esse jovem é válido. Para se conectarem, os jovens que estão cursando ou concluíram o Ensino Médio em escolas públicas e que buscam seu primeiro emprego, têm acesso gratuito à plataforma on-line que oferece 100 horas de aulas com orientação e apoio de tutores em encontros semanais ao vivo.
“Estamos muito felizes em conectar esses jovens de 17 e 22 anos a oportunidades para entrarem no mercado de trabalho. Entrevistamos mais de 70 empresas com o objetivo de entender as reais demandas, assim como as competências necessárias para os jovens estarem preparados para o início de carreira. Vai ser incrível ver esses mais de 1.700 jovens do Rio transformarem suas vidas”, afirma Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico participa ajudando a inserir os formados no mercado de trabalho.
“A presença de profissionais qualificados é fundamental para atrair novas empresas e investimentos. Quanto maior a capacitação, maior a produtividade e a competitividade do Estado”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Vinícius Farah.
“Nosso objetivo é reduzir os impactos da crise causada pela Covid-19, e o Rio tem um potencial muito grande, por isso estamos investindo em ações imediatas e de longo prazo. Queremos, nos próximos doze meses, capacitar até 6 mil jovens de baixa renda para o mercado de trabalho. Conduziremos ao menos mil jovens a vagas em empresas parceiras do PROA, em municípios do Estado e na própria P&G”, afirma a presidente da P&G no Brasil, Juliana Azevedo.
A iniciativa conta com a parceria da Procter&Gamble, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Institucionais (SEDEERI) e da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (CODIN RJ).
Serviço:
Inscrições e informações: https://plataforma.proa.org.br/
Para participar é preciso:
– Ter entre 17 e 22 anos;
– Estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública;
– Morar no Estado do Rio de Janeiro.
As inscrições acontecem até dia 17 de setembro e a previsão de início das aulas é dia 20 de setembro. Ao total serão seis mil vagas disponíveis para todo Rio de Janeiro.