Jornal DR1

Instituto oferece 6 mil vagas para formação de jovens para o mercado de trabalho no Rio

O Instituto PROA oferece seis mil oportunidades de desenvolvimento e empregabilidade para jovens de baixa renda no Rio de Janeiro. Em seu primeiro mês na cidade, já teve mais de 1.700 aprovados que irão se aperfeiçoar para o mercado de trabalho e se conectar com vagas de emprego, informou a prefeitura da cidade.

As inscrições para as turmas de setembro já estão abertas no site: https://plataforma.proa.org.br/

Em formato 100% digital e gratuito, o curso vai além de ensinar técnicas de como falar e se portar em uma entrevista de emprego ou produzir um currículo incrível. O objetivo do curso é a construção de profissionais sólidos, que pensem em sua carreira de maneira clara e objetiva, com autoconhecimento e capacidade de se desenvolver corporativamente.

A Plataforma PROA oferece módulos que passam por Autoconhecimento (20 horas), Planejamento de Carreira (20 horas), Projeto de Vida (20 horas), Raciocínio Lógico (20 horas), Comunicação (20 horas) e Trilha Técnica de Dados ou Trilha Técnica de Varejo (50 horas/opcional). Ao final, os alunos que concluírem estarão aptos para participarem de processos seletivos com mais segurança para vagas de posições de início de carreira e primeiro emprego. Ao final do curso todos recebem certificado de conclusão emitido pelo PROA e têm acesso a vagas de emprego disponíveis no mercado.

“Qualificação e Empregabilidade caminhando juntas, essa é a marca da SMTE (Secretaria Municipal de Trabalho e Renda). Não há nada mais valioso para mudança de perspectiva de um jovem com poucas oportunidades do que o investimento em aprendizado e capacitação para o seu futuro. Esse tem sido o norte do governo Eduardo Paes, investimento na geração de emprego e renda, qualificação profissional, políticas públicas voltadas à juventude, à mulher e às pessoas em vulnerabilidade social. O Rio já está voltando a dar certo”, diz Sérgio Felippe, secretário municipal de Trabalho e Renda.

Segundo dados divulgados recentemente pelo IBGE, o desemprego entre os jovens de 18 a 24 anos ficou em 31,4% no 3º trimestre de 2020. É o maior índice já registrado. A falta de experiência e oportunidades de estudos, aliado ao cenário da pandemia, faz com que os jovens sofram mais com o desemprego. Por isso, todo esforço e dedicação para ajudar esse jovem é válido. Para se conectarem, os jovens que estão cursando ou concluíram o Ensino Médio em escolas públicas e que buscam seu primeiro emprego, têm acesso gratuito à plataforma on-line que oferece 100 horas de aulas com orientação e apoio de tutores em encontros semanais ao vivo.

“Estamos muito felizes em conectar esses jovens de 17 e 22 anos a oportunidades para entrarem no mercado de trabalho. Entrevistamos mais de 70 empresas com o objetivo de entender as reais demandas, assim como as competências necessárias para os jovens estarem preparados para o início de carreira. Vai ser incrível ver esses mais de 1.700 jovens do Rio transformarem suas vidas”, afirma Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico participa ajudando a inserir os formados no mercado de trabalho.

“A presença de profissionais qualificados é fundamental para atrair novas empresas e investimentos. Quanto maior a capacitação, maior a produtividade e a competitividade do Estado”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Vinícius Farah.

“Nosso objetivo é reduzir os impactos da crise causada pela Covid-19, e o Rio tem um potencial muito grande, por isso estamos investindo em ações imediatas e de longo prazo. Queremos, nos próximos doze meses, capacitar até 6 mil jovens de baixa renda para o mercado de trabalho. Conduziremos ao menos mil jovens a vagas em empresas parceiras do PROA, em municípios do Estado e na própria P&G”, afirma a presidente da P&G no Brasil, Juliana Azevedo.

A iniciativa conta com a parceria da Procter&Gamble, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Institucionais (SEDEERI) e da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (CODIN RJ).

Serviço:

Inscrições e informações: https://plataforma.proa.org.br/

Para participar é preciso:
– Ter entre 17 e 22 anos;
– Estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública;
– Morar no Estado do Rio de Janeiro.

As inscrições acontecem até dia 17 de setembro e a previsão de início das aulas é dia 20 de setembro. Ao total serão seis mil vagas disponíveis para todo Rio de Janeiro.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded