Jornal DR1

Inteligência artificial: até onde vai a eficácia das novas tecnologias

O assunto foi pauta no Café Empresarial da CDL Niterói desta terça (08)

Quando se fala em IA, termo que ficou popularmente conhecido há quem diga que ainda têm suas limitações com relação ao uso das ferramentas e tecnologias em favor de seus negócios. Entender que apesar da facilidade de um Chat GPT entregar em segundos o que você investiria horas para produzir têm lá suas controvérsias, segundo o especialista no assunto, Alexandro Acha. A palestra aconteceu na manhã desta terça, em Itaipu para empresários da cidade.
A revolução da IA aos negócios, a informação com base nos históricos das empresas, a automação de marketing, aumento da eficiência e a tomada das decisões com base nos dados foram alguns dos temas de questionamentos entre os empresários.

“Qualquer pessoa precisa saber fazer o uso correto da IA, mas sem deixar de levar em conta que o maior conhecedor de sua empresa sempre será você. As tecnologias podem ser usadas com eficácia a partir do momento que você fornece uma base sólida dos dados, lembrando ainda dos cuidados com a LGPD”, alertou o especialista.

Acha também trouxe algumas problemáticas com esse boom na tecnologia inteligente, como a perda de empregos em parte dos setores que foram automatizados, a discriminação racial, que “identificava” e relacionava pessoas pretas com a criminalidade, além de ataques cibernéticos, erros de modo geral e que quando levados a diante geram desinformação e disparidades.

O evento contou ainda com a apresentação de novas empresas, a oferta de cursos de capacitação promovidos pelo SEBRAE em parceria com a CDL e membros do CIEE em apoio às empresas locais. As palestras são gratuitas e as inscrições para o Café Empresarial da CDL Niterói, que acontecem duas vezes ao mês podem ser feitas através do site da entidade.

Confira também

Nosso canal

RESPIRARTE - 19 NOV 24